segunda-feira, janeiro 30, 2017

O QUEIJO SERRA DA ESTRELA, e a Terra de Algodres!


Quase todos os anos por esta altura, refiro-me a este producto de eleição da nossa região, mas sem duvida nenhuma, a principal "bandeira" do Município de Fornos de Algodres, em minha humilde opinião. Embora haja sempre quem discorde.
Os lacticínios dos nossas ovelhas "bordaleiras", "churras" e "merinas mondegueiras", (embora cada vez mais, só das primeiras) encontram origens nos mais antigos tempos do povoamento conhecido, de mais de 6000 anos no nosso território.
Foram encontrados e datados, vestígios de leite fe6rmentado em vasilhas de barro, nas nossas antas, principalmente na Anta das Corgas da Matança. Que provam sem duvidas nenhumas, que os nossos antepassados do neolítico, já faziam e consumiam queijo, ou algo parecido com o nosso queijo actual.
Sabe-se e isso é referido em várias fontes, que os romanos que colonizaram também a nossa Terra de Algodres, onde deixaram muitos vestígios ainda hoje visitáveis, foram provavelmente quem terá depois da  implementação da "pax romana", agricultado os nossos vales e organizadamente, criado os primeiros rebanhos de ovelhas e cabras, potenciando a feitura do queijo, e a criação dos nossos saborosos "cordeiros"!
E embora tenha só sido, depois da construção da linha de caminho de ferro da Beira Alta  (finais do século XIX) que o nosso Queijo da Serra, tenha passado a ser conhecido no litoral da nossa Pátria, na nossa região era conhecido e vendido nas várias feiras regionais.
O próprio Gil Vicente, que provavelmente nasceu em Guimarães de Tavares, que fica a poucos quilómetros de Fornos de Algodres, refere num dos seus "autos", o "queijo comprado na feira de Trancoso"!
Mas como referi foi o caminho de ferro, que proporcionou um transporte mais rápido, potenciou a produção e comercialização do nosso queijo, e foi nas feiras mais junto à Linha da Beira Alta, onde o queijo passou a ser rei do comércio.
Porque embora o nosso queijo de ovelha, tenha o nome de "Serra" e ultimamente o de "Serra da Estrela", o berço natural e ancestral da sua produção, sempre foi e continua a ser, o vale de Alto Mondego e os vales rios e das ribeiras tributantes.
Portanto e digam o que disserem, e, embora a região demarcada, seja muito mais abrangente, as maiores e mais antigas feiras do Queijo da Serra, onde os "Barreiros" e os "Garcia" (grandes armazenistas e comerciantes lisboetas) vinham negociar o melhor queijo, sempre foram a de Fornos de Algodres, da Carrapichana, e de Celorico da Beira!
Mas Fornos desde o século XIX, sempre foi a maior, não porque o nosso concelho fosse maior que o de Celorico,  mas porque o nosso queijo, sempre foi reconhecido como do melhor, era aqui onde se conseguiam os melhores preços. Pelo que os nossos vizinhos de Penalva do Castelo, de Aguiar da Beira, Mangualde, Trancoso, Gouveia e até de Celorico da Beira aqui o vinham vender, pois sempre conseguiam um melhor preço!
Tudo assim continuou, até aos anos 80 do século passado, quando se iniciaram as várias feiras/concurso do Queijo da Serra, nos vários concelhos da região demarcada.
A primeira destas em Fornos de Algodres foi realizada em 1981, e creio que foi a primeira ou das primeiras!
Em minha humilde opinião, bem podíamos realizar na nossa "Terra d'Algodres", uma toda semana, dedicada à "Arqueologia e ao Queijo Serra da Estrela"!

Sem comentários: