sexta-feira, junho 02, 2017

DATAS (mais ou menos) REDONDAS!

                             

Neste ano da graça de 2017, acontecem no nosso municipio e vila de Fornos de Algodres, algumas datas mais ou menos redondas, que muito significado têm para  nossa terra.

São os 740 anos da "Lide de Fornos de Algodres", combate medieval que aconteceu entre as familias Tavares e Cambra, e involveu os Melo, Pacheco, Correia e os Soveral de Algodres. Com combates documentados em Fornos de Algodres e em Pinheiro de Tavares, junto a Ramirão, que aconteceram em 1277.

Também se completam 707 anos, do foral a Fornos de Algodres, concedido por D. Dinis em 28 de Maio de 1310. (Um ano anterior ao de Algodres)

Os 520 anos da confirmação por D. Manuel I, do foral de D. Dinis a Fornos de Algodres (foral novo) que aconteceu em 24 de Agosto de 1497. (Também bastante anterior ao de Algodres)

E os 180 anos, da transferência para a vila de Fornos de Algodres da sede do concelho D'Algodres, que tinha sido criado com a extinção,  dos antigos concelhos de Fornos de Algodres, Figueiró da Granja, Infias, Matança, Casal do Monte e Penaverde, em 6 de Novembro de 1836.
Esta transferência da sede concelhia, efectivou-se pelo decrecto de 12 de Junho de 1837.

Todas estas efemérides por si só mostram, que embora Algodres seja muito mais antiga, desde cedo Fornos de Algodres, (a vila) por ser mais povoada e mais bem localizada, (embora não central) atingiu mais importância.

Eu que gosto muito de história, e que creio que para gostarmos de nós, devemos gostar de saber de onde viemos, ficaria muito contente se quem de direito também gostasse.

Sem comentários: