sexta-feira, julho 22, 2011

Feira de S. Tiago, Juncais 31 de Julho.A

Aqui divulgo uma Feira com diversas actividades que anualmente se realiza em Juncais, entre elas o ja tradicional "Festival do Peixinho do Rio".
Venham ate ca que gostaram de certeza, Juncais fica no concelho de Fornos de Algodres, junto a A25.
Bem Vindos a nossa terra!

quinta-feira, julho 07, 2011

O Censo e as suas Implicacoes!

Ja estava a espera de uma reducao da populacao no concelho de Fornos de Algodres, neste recenceamentode 2011. Ja esperava, porque tem sido essa a nossa fatalidade, desde que em meados do seculo XX, atingimos para cima de 10.000 habitantes e desde ai, tem sido sempre a descer.
Mas francamente nao estava a espera que a descida fosse tao acentuada; 11.28 por cento, ou seja 638 habitantes a menos, em dez anos, era coisa que nao estava a espera. Para mim termos baixado a casa dos 5.000 habitantes, (4.991 mais precisamente) nao so e triste, como muito deprimente!
De que nos vale sermos atravessados por uma autoestrada, por uma linha de comboio internacional e pelo maior rio nascido em territorio nacional?
Para que nos tem servido, termos uma excelente rede de estradas municipais, termos saneamento basico em todas as freguesias, termos edificios publicos modernos e de equipamentos e servicos sociais, culturais e desportivos, se as pessoas nao podem ou nao querem ca viver?
Depois de se ter gasto verbas consideraveis, na reconstrucao de todas as escolas basicas, assistimos ao seu encerramento uma a uma, por falta de alunos, restando neste momento e unicamente, a da sede concelhia!
Temo que por este andamento, nao so vamos assistindo ao encerramento do posto de Correios e GNR do Sobral Pichorro e das escolas basicas em todas as freguesias, mas tambem e porque essa e a lei da vida e os idosos tambem serao cada vez menos, ao encerramento de lares e centros de dia, de que o concelho esta bem servido e onde se tem investido bastante!
Queira D*us que o Hotel, Termas e Spa, sejam suficientes para comecar a inverter a situacao, mas temo bem que nao.
A conjuntura do pais nao vai ajudar nada, e as pessoas vao decerto continuar a abandonar o nosso e os outros concelhos nossos vizinhos, por falta de trabalhos. Constacto que na chamada Beira Interior, (nao consigo gostar deste nome) Distritos da Guarda e Castelo Branco, so este ultimo municipio e o de Vila de Rei e que ganharam populacao! Ainda gostava de saber qual e o trunfo deste ultimo, para alem de ser o centro geodesico de Portugal?
Nao se pode obrigar ninguem a residir onde nao quer, mas se ou menos muitos dos que aqui trabalham ca residissem, seria uma excelente ajuda em todas as areas, mas provavelmente fazendo eco ao dito; "de que se podes viver na vila nao vivas na aldeia, ou se podes viver na cidade nao vivas na vila", provamente nem os futuros trabalhadores do complexo hoteleiro da Esgalhada, ca fixaram a sua residencia!
A terminar so tenho uma pergunta, de que provavelmente nao gostarei nada da resposta, sera que um municipio com menos de 5.000 habitantes, continuara por muito tempo a ter futuro e a ser viavel?!