quarta-feira, fevereiro 26, 2014

"A FEIRA DO QUEIJO SERRA DA ESTRELA" E outros dois optimos eventos!

Com o aproximar da data, não quero deixar de voltar a lembrar, a "Feira do Queijo da Serra", da Estrela, pois qual outra, que se vai realizar no próximo dia 8 de Marco, em Fornos de Algodres.
Ao mesmo tempo, mais dois óptimos eventos, para os mais radicais, que se realizam no mesmo fim de semana.
Aqui os cartazes:


Que não seja por falta de alojamento, que não vem ate nos, para alem de varias opcoes em "Turismo Rural", quero destacar o "Palace-Hotel Termas de S. Miguel", em Infias, o "Hotel Rural dos Caceres", em Casal Vasco e a "Casa Grande" em  Juncais e o hotel do Inatel "Solar de Vila Ruiva" todos no Município de Fornos de Algodres., e muito perto da vila sede.

segunda-feira, fevereiro 10, 2014

"SE"???

- Se, a Câmara de Fornos de Algodres, quando ate era da mesma cor politica, tivesse tido um dialogo de abertura e ate de cooperação, com os Municípios de Aguiar da Beira e Penalva do Castelo?

- Se, quando foi convidada para fazer parte da "sub-região Dão-Lafoes", tivesse aceitado?

- Se, quando foi construída a A25 e construído o novo no de ligação, tivesse esse mesmo ficado junto a EN 330, servindo bem o nosso município mas também o de Aguiar da Beira?

-Se, quando foi "cozinhada" esta nova regionalizacao, a exemplo de Aguiar da Beira se junta-se a Viseu, tal como o fez Aguiar da Beira?

-Se, originalmente quando foram criados os comboios "Intercidades", tivesse havido a tal união entre os referidos municípios de Aguiar da Beira e Penalva do Castelo, mas também com freguesias de Gouveia, Celorico e Mangualde?

-Se, se tivesse feito os possíveis e os impossiveis, para a construção do edifício dos CTT, (ate havia um terreno para isso).

-Se, se tivesse acarinhado o "Queijo da Serra", tão bem ou melhor, que Celorico da Beira, pois fomos desde o seculo XIX, e, durante muitas décadas, o MAIOR supra concelhio, mercado deste producto?

-Se, em vez de se comprar por preço exorbitante, um terreno para a construção de uma nova "zona industrial", em Juncais, se tivessem comprado todos os vários pavilhões abandonados, na antiga zona industrial, e, promovido a reabilitação e utilização por possíveis novas industrias?

-Se, se tivesse feito todos os possíveis, para que a fabrica do queijo "Flor da Estrela", não fosse transferida de Fornos para Trancoso?

-Se, em vez de se ter investido enormemente, em infra-estruturas na Serra da Esgalhada, e, em vez da construção daquele Hotel, se tem promovido a reconstrução do seminário e ai sim, construir-se um belíssimo hotel histórico e de charme, com os mesmos agentes?

-Se, se não tem promovido o despovoamento, deixando que as poucas industrias fossem fechando umas a traz das outras, sem conseguir trazer outras?

E, se, se, se.......

Hoje não estaríamos como estamos, a assistir ao morrer do nosso município, por falta de gente, e com isso a dar a este, mas poderia ser um outro qualquer governo, as estatísticas que justificam, todo e qualquer encerramento de serviços!

Mas o que era necessário, era ganhar as eleicoes autárquicas umas a traz das outras, e quanto menos habitantes, melhor se controlavam os eleitores, dessas "benditas eleicoes"!

- Tomaram muitos municípios, ate alguns nossos vizinhos, ter as nossas condicoes; Boas ligacoes tanto rodoviárias como ferroviárias, (não da responsabilidade da autarquia) o Rio Mondego a passar-nos pelo meio, a meia distancia entre Viseu e Guarda, e, com a belíssima Serra da Estrela ali mesmo em frente, com uma vista soberba!!!

sexta-feira, fevereiro 07, 2014

O VIII aniversario deste "Blog"!

Foi no passado Domingo, dia 2 de Fevereiro, dia de Nossa Senhora da Luz, ou das Candeias, que se cumpriu o oitavo aniversário, deste meu "blog"!
Porque outras coisas mais importantes vão sempre acontecendo, ate me passou a mim, um pouco ao lado este facto!
Foram oito anos, dentro dos meus possíveis, a tentar ajudar a terra que tanto amo. Bem sei que não e só com palavras, que se resolve nada, mas também sei que tenho dado o meu contributo, dentro das minhas possibilidades, para algum progresso, (coisa que tem passado ao lado, de muito boa gente)!
As actos ficam sempre para quem os pratica, e a mim, não me pesa a consciência, de ter feito nunca mal a ninguém, muito pelo contrario!
O grito de alerta, que dei nesse 2 de Fevereiro, continua cada vez mais premente, infelizmente!

Permitam-me que o repita alto e bom som:

"AQUI D'ALGODRES", QUEM NOS ACODE!!!

quinta-feira, fevereiro 06, 2014

A "Sumidade" afinal tinha razao!!!

O defunto e "enterrado", tribunal de Fornos de Algodres, e a incongruência do monumento a "justiça"!!!
Quando apresentei algumas "ideias" para melhorar a "nossa" terra, fui intitulado de "Sumidade"!!!
Quando me não conformei, por estarmos cada vez a perder mais gente, foi-me dito que ainda íamos cair mais fundo!!!
Quando escrevi contra o encerramento de todas as escolas, quando se justificavam pelo menos 3; Algodres, Figueiró e Fornos, que não, o importante e construir-se um novo "Centro Escolar"!!! (Sempre a porcaria do betão e tijolo, e interesses a eles ligados)
Quando não me calei contra o encerramento do nosso "Centro de Saúde" a noite, apresentaram exemplos estrangeiros!!!
Quando referi que não havia trabalhos (ai diz-se empregos) para a juventude; que não, que ou com emprego, ou em "cursos" (ainda gostava de saber para que) estava toda a gente a trabalhar!!!
Quando pensei, que com a criação de condicoes de melhor vida na nossa terra, vinha mais gente, vemos os próprios funcionários médios ou superiores da Câmara, a residir nas cidades nossas vizinhas, e, só servimos para lhe pagar o salário!!!
Quando se construi a nova A25, e se decide mudar o no de ligação, deixando mais longe os municípios, com quem devíamos estar cada vez mais ligados. E para poder servir os amigos "quintaneiros" se construi uma outra ligação,  precisamente ao mesmo lugar, só para mostrar serviço! muito se falou a boca pequena, mas o povo sereno e sossegado, mais acção não tomou!!!
Quando perguntei quem ia pagar tantas obras, e de onde vinha o dinheiro, disseram-me que não havia problema e quando estivessem feitas, ninguém as ia levar para Lisboa!!!
Agora fecha-se o Tribunal, os CTT são rebaixados de categoria, porque nunca se construiu um edifício, o "Centro de Saúde, fecha as 20:00, quando se justificava por ser o mais próximo da A25 e, o mais longe dos hospitais!
O mais provável e encerrarem as Finanças e a Segurança Social!
Então digam la agora, esses que me intitularam de "SUMIDADE", quais foram as vantagens de tanta construção? Quem foi que ganhou com ela? Para que serve uma terra com muitos prédios, sem gente la dentro?
Será que haverá ainda alguém, que sinta assim tanto orgulho no trabalho feito?