terça-feira, dezembro 11, 2007

Concerto de Natal e a Misericordia de Fornos!

Igreja da Misericordia de Fornos d'Algodres. Ao lado a actual "Residencia de Estudantes" (antigo solar de Antonio Bernardo da Costa Cabral, Marques de Tomar)

Dentro do espirito natalicio que estamos a viver, vai realizar-se no proximo domingo dia 16 de Dezembro, um concerto de Natal na Igreja da Misericordia de Fornos d'Algodres; sera pelas 18:00 e tera a participacao; do Orfeao da Santa Casa da Misericordia de Gouveia.

Tenho que dar os meus parabens; a provedoria da Misericordia de Fornos e ao INATEL, por esta iniciativa, que espero e faco votos seja muito participada; enquanto louvo iniciativas envolvendo entidades de municipios vizinhos!

Este evento e tambem um excelente motivo, para todos quantos o nao conhecerem, visitarem este belissimo templo, que foi construido durante o seculo XVII.

Na sua fachada em estilo barroco, resaltam o frontao com volutas em que se encontra o escudo real portugues do tempo de D. Joao V e a elegante torre sineira de quatro ventanas, rematada por varandim e corucheu em granito.

No interior belo no seu todo, sobressai a capela mor com paredes forradas a azulejo em tons dourados e brancos; o tecto em caixotoes com varias pinturas iconograficas e o impressionante altar em talha barroca. Nele conserva-se a padroeira; uma pequena imagem de Nossa Senhora dos Remedios, que foi patrona de uma capela outrora situada nesta mesma localizacao e, era pertenca da familia Cabral, (um ramos dos Cabrais de Belmonte e Azurara) que foi a fundadora desta Irmandade no seculo XVI.

11 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

Deve ser excelente, só o respirar daquela atmosfera natalícia deve valer a pena.

quintarantino disse...

Será, certamente, um evento à altura das circunstâncias!

a d´almeida nunes disse...

E assim vamos aprendendo por um lado e recordando por outro as histórias e lugares belos deste país, que é maravilhoso.
Apesar de tudo!...
Um grande abraço, AL
António

Amaral disse...

Al Cardoso
Espero que seja um grande concerto de união e de solidariedade. Pensar um pouco nos outros não custa nada.
(Não tendo outra forma de o fazer um pequeno reparo, certamente por lapso, Misericórdia e não Mesericórdia).
Bom concerto
Abraço

João Paulo Lopes Clemente disse...

Parabéns à organização deste evento.
Seria bom que este tipo de actividades, tão raras no nosso concelho, chegassem também às freguesias.
Se nos próximos anos enviarem um convite ao Coral Lopes Morago da Associação dos Antigos alunos dos Seminários da Diocese de Viseu, de certeza que farão todo o gosto em participar neste tipo de eventos, por mais não seja pela ligação afectiva ao Seminário de Fornos.
Continuação de uma boa semana!

Anónimo disse...

Miiisericórdia

o castendo disse...

Caro Al Cardoso,
Obrigado pelo link, mas não sou vereador...
É mesmo só O CASTENDO.
Vou linkar o seu blog

Anónimo disse...

Parabéns pela nomeação de melhor blogue ano!

Boa Sorte.

Al Cardoso disse...

Bem haja caro amigo, Amaral:

As vezes ja nem sei escrever, mas tambem nem admira muito, (digo eu) 26 anos a tentar falar e escrever em idioma estranho, fazem estas coisas!
Ja corrigi.

Quanto ao Anonimo:
E uma "miseria" esta Miiisericordia!!!
Mas deu para rir ao menos.

Ao amigo "Castendo":
Ja vou corrigir o link!

Um abraco do d'Algodres a todos.

Anónimo disse...

Caro Al, com amizade:

FELIZ NATAL COM AROMAS DE PORTUGAL

«No capítulo 9 de S. Lucas, encontramos a passagem seguinte:
Houve uma discussão entre os discípulos, sobre qual deles seria o maior, ao que Jesus respondeu, tomando nos seus braços uma criança: "a quem acolher em meu nome uma criança como esta acolhe-me a mim; e quem me acolher acolhe quem me enviou. Na verdade quem for o mais pequeno entre vós, esse é que será o maior."
Com esta resposta de Jesus sobre a discussão de quem é o maior entre eles, podemos concluir que não é o forte nem o poderoso, nem aquele a quem os outros dão mais crédito que conta mais junto de Deus, mas aquele que está indefeso, que não está em condições de fazer nada com as suas forças. É grande quem, por amor ao próximo, se faz pequeno e deixa para o outro o primeiro lugar. Além disso, Jesus identifica-se com a criança, com o pequeno, e está a seu lado. Quem, na vida dá o lugar estas pessoas, dá o lugar a Jesus, ao próprio Deus que o enviou e se fez Menino (Jesus) por nosso amor.
Eis um modo novo de viver as relações nas nossas comunidades crentes e com as pessoas que lhe pertencem.
É verdadeiramente grande quem sabe acolher e dar espaço aos outros, sobretudo quem é mais fraco e não conta nada, porque esta é a grandeza de Deus, que se fez o mais pequenino de todos.
Enquanto o egoísmo faz com que me sirva de pessoas para sobressair e ter sucesso, o amor leva-me a acolher outro, a hospedá-lo no meu coração e na minha vida.
Uma comunidade (familiar ou social) que vive acolhendo os pequenos, os fracos, está livre para reconhecer com alegria os dons que Deus concede mesmo fora dela.
Ao contemplarmos na pobreza do presépio o Jesus Menino, o Deus feito criatura humana, é motivo para perguntarmo-nos qual a minha atitude na comunidade em que vivo? Procuro o meu prestígio pessoal ou de grupo, o sucesso pessoal ou empenho-me de verdade num serviço desinteressado, sobretudo a quem é fraco, sem recursos?
Será bom lembrar mais uma vez que mais tarde este Menino (Jesus) vais ensinar com o seu exemplo de que não veio para ser servido, mas para servir.
Na verdade, é importante na vida de cada um de nós de que é somente no serviço dos outros que está a verdadeira grandeza do homem.
Aproveito a oportunidade para, em nome da Direcção da Instituição, desejar a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.
Boas Festas!»
"Padre Fonseca in revista Crescer na Creche"
Humildemente, com as palavras do Sr. Pe Fonseca, Presidente da Associação A Creche de Braga, da qual faz parte o Centro D. João Novais e Sousa, onde anda durante o dia o meu filho Bruno, a quem aqui, reconhecidamente, louvo o seu trabalho, e lhes retribuo os votos natalícios.
Resta-me desejar-vos, a todos os que aqui passam, um Feliz Natal, com um abraço fraterno aos autistas de Portugal e suas famílias.
Até lá...
Do Bruno, da Necas e do vosso Mário

Anónimo disse...

PARABÉNS PELO 9º LUGAR NA VOTAÇÃO DO MELHOR BLOG PORTUGUÊS, CATEGORIA CIDADE/REGIÃO

http://melhorblogportugues.com/vencedores/vencedores-na-categoria-cidade-ou-regiao/