quarta-feira, dezembro 05, 2007

O Tribunal de Fornos d'Algodres, Nao Fecha!!!


O Secretario de Estado Adjunto e da Justica, desde governo que vamos tendo: Jose Conde Rodrigues, anunciou hoje na sua visita ao Canada, que na reforma da Justica em curso, nao havera lugar ao encerramento de nenhum dos tribunais existentes!
As 230 Comarcas que actualmente existem em todo o pais, seram convertidas em 35 Super-Tribunais Regionais, aos quais ficaram adstritos todos os tribunais existentes.
De acordo com o referido governante, esta reforma sera apresentada ao pais ainda durante este mes de Dezembro.
No que ao nosso municipio diz respeito, fico contente com esta decisao, pois preserva-se uma valencia por que tanto se ha lutado durante o passado, nao sendo nos "D'Algodrenses" obrigados a deslocar-nos a outras localidades, para resolver os nossos problemas de justica.
Para algo tera valido o "Pacto da Justica", assinado pelos dois maiores partidos politicos portugueses, so sendo pena nao ter havido entendimentos parecidos, noutras reformas governamentais, que envolvem o bem estar e a proximidade dos cidadaos!

14 comentários:

quintarantino disse...

Valha-nos ao menos isso...

João Paulo Lopes Clemente disse...

Caro Al.:
Ainda bem que este novo edifício continua em funcionamento!
também seria bom que aquelas escolas que fecharam em algumas freguesias do concelho passasem a ter uma nova utilidade, já que, algumas delas estão fechadas.
Continuação de uma boa semana
O Figueiroenese JPC

Carlos de Matos disse...

Boa noite

penso que uma justi�a de proximidade � essencial para ter um ambiente de desenvolvimento possivel.
Talvez algumas comarcas funcionam ao "ralenti" e seja necessario remodelar as missioes em adequa�o com um estado desenvolvido e moderno, � mais uma reorganiz�o no funcionamento que o enceramento a quest�o de fundo.
Esse tema tambem � de actualidade em Fran�a onde o governo pensa fechar um tribunal sobre 4.

Amizades

Maria disse...

Ainda bem.....
Para bem da região e da justiça...

Magno disse...

Amigo Al,
O tribunal de Fornos de Algodres vai albergar agora também o posto de turismo no museu!
A meu ver este edificio poderia servir ainda para a criação de uma loja do cidadão visto que o governo parece querer dotar uma em cada municipio!
Poderia servir ainda para ser nesse espaço junto ao museu de uma biblioteca com acesso à internet, dando maior dinamismo ao museu!
Em vez daquela obra inacabada e estaleiro que em nada dignifica a nosso querida Vila, o espaço da futura biblioteca!
Em nome da retabilização do espaço, que é o tribunal e sua área envolvente, inclusive o albergue a chamada casa dos magistrados que também se encontra ao abandono!
Já para não falar da futura estação de camionagem, ou o que será agora do local onde era o turismo?
Um abraço,
Magno

Unknown disse...

Ainda bem para todos nós.

A bem do bom senso era de facto importante que isso acontecesse!

Cumprimentos, Alexandre Lote

quintarantino disse...

Passei cá para ver se havia novas...

A. João Soares disse...

O preocupante de tudo isto é a sensação de que os governantes não sabem o que querem, não estudam as questões e, com a sua avidez de aparecer nas televisões, vão lançando balões de ensaio e depois recuam em consequência de manifestações de populares.
Para que servem tantos assessores pagos a peso de ouro? Seria oportuno definir tarefas de estudo e planeamento para as coisas sairem mais perfeitas e ajustadas às realidades. A opinião das autarquias e das populações deve ser colhida antes da tomada de decisão e não depois.
Mas de políticos que foram para esta actividade por nada melhor saberem fazer, nada se pode esperar de melhor.
Abraço

aminhapele disse...

Olá Al!
Tenho andado com preguicite em comentar.
Para comentar a sua postagem,teria que transcrever o "Naufrágio da Nau "S.Bento",que hoje publiquei no PEDECABRA.
Um abraço.

Anónimo disse...

A ver vamos, ainda não se sabe bem o que será esta reforma das comarcas judiciais. Mas se havera concentração em 35 zonas, o que se fará às demais. Se é para fechar e condenar as terras pequenas e do interior à desertificação por encerramento de serviços, estamos e ficamos mal. Boa semana.

Jofre Alves
http://couramagazine.blogs.sapo.pt/

zé lérias (?) disse...

Passei, li e reflecti.
Desejo de boa saúde e até sempre.

zé lérias (?) disse...

Faz hoje 59 anos que foi proclamada a
Declaração Universal dos Direitos do Homem.
E que tal um poste sobre o assunto?
Um abração.

Anónimo disse...

DIREITOS DOS AUTISTAS


Esta cimeira UE/África foi muito importante para o mundo. Também tem que merecer uma reflexão para os cidadãos diferentes e famílias deste país. Os Direitos Humanos foram constantemente referidos por governantes, sobejamente repetido por José Sócrates, Primeiro-Ministro de Portugal.
É hora de se lembrarem e concretizarem, o mais possível, os direitos das pessoas com Autismo, devidamente consignados como Carta para as Pessoas com Autismo, adoptada sob forma de Declaração escrita, em 9 de Maio de 1996, pelo Parlamento Europeu.
Não sou muito a favor de abaixo-assinados, pouco resolvem, estão banalizados... Mas espero que os responsáveis governativos tomem um rumo nesta matéria, urgentemente, caso contrário, nós pais, os que não estamos encostados a nada, para lá da consciência de cidadãos e de pais de autistas, teremos que lutar por eles, de outra forma, demonstrando o teatro que se faz e vive em Portugal, nesta matéria, por aí...e por aqui!

Abraço

quintadocochel disse...

È um contra senso e inabilidade política dar ao povo novas infraestruturas que mais tarde, quando os votos já não contam, acabam por ser abandonadas e desvirtuadas em relação ao objectivo para que foram construídas. O interior já está abandonado de mais para lhe serem "surripiadas" as instituições básicas da democracia, a pretexto sabe-se lá de quê!