quinta-feira, maio 08, 2008

As Rotas Tematicas!

Solar da Familia Pedroso e Capela de Nossa Senhora do Carmo, Vila Cha (d'Algodres).

Ja ha tempos que vimos assistindo, (e bem, digo eu) a constituicao por todo o pais, de varias rotas turisticas tematicas: "das Aldeias Historicas", (embora nesta, ate estejam duas vilas e uma cidade!!!)"das Aldeias do Xisto", "do Fresco", "da La", "dos Templarios", etc, etc!

Ate eu proprio ja tinha sugerido neste espaco uma outra, cuja ideia se podera ver aqui: http://aquidalgodres.blogspot.com/2007/04/rota-dolmenica-ou-neolitica.html e nos posts seguintes.

Como ate ao presente, ainda ao ouvi falar, nem li nada acerca deste tema, na nossa "Beira" mais alta, gostaria de apresentar uma ideia diferente, dentro desta area das rotas turisticas tematicas!

Porque nao, um projecto conjunto de varios municipios "serranos" e, a constituicao de uma rota das "Aldeias Graniticas", aqui nesta regiao em que o granito e o rei!

Enquanto isto, deveria incentivar-se os proprietarios nas varias casas graniticas em ruina, para a sua reconstrucao, sempre respeitanto as suas fachadas e, valorizando as antigas pedras principalmente aquelas que tem gravacoes e trabalhos de canteiro. Pois pode-se e deve-se reconstruir modernizando os interiores, sempre respeitanto a arquitectura original!

Nao me esqueco de repetir, que e nas nossas "diferencas", que devemos investir para ser referencia. Ora sendo nos, uma regiao granitica, onde podemos ver os mais variados exemplos do uso desta rocha, em todos os tipos de construcao, que se devia apostar mais, valorizando algo que e bem "nosso", e nao em construcoes de tijolo e betao!


7 comentários:

João Paulo Lopes Clemente disse...

Mais uma excelente ideia, Caro Al. Cardoso!Haja sensibilidade para a concretizar, apostando em projectos e ideias novas como este.
Um abraço amigo
JPC

Magno disse...

A nossa maior riqueza é a nossa diversidade, em vez de muitos dos nossos emigrantes importarem modelos dos países onde estão emigrados.
Porque não recuperar as habitações de acordo com a tiponomia da nossa região.
Será que existem recuperar e preservar a nossa identidade é mais cara que importar modelos de habitação que nada têm haver com a nossa região??
Deixo aqui este repto, com os melhores votos de bom fim de semana.
Abraço,
Magno.

Anónimo disse...

Caro Magno problema é mesmo o preço a pagar por uma recuperação. Fica mais barato construir de novo que reconstruir, isto sem falar nas complicações burocráticas e normas legais a seguir e que definem um projecto de recuperação de uma habitação.

Anónimo disse...

Caro amonimo realmente o problema é o preço, mas convenhamos que o maior problema é a brucracia ,para alguns claro! Restauro sim manter fachadas excelente,pois já é obrigatorio no nosso concelho e muito bem , mas nao para todos, se não vejam o que aconteceu á fachada da casa onde eram os correios entre o café Disco e a CGD, se aquilo é manter fachadas o que sera vandaliza-las, se a casa fosse de um comum mortal era obrigatorio manter a qualquer preço preço . Como vêm caros amigos a lei ate existe mas!... nao e para todos. E o real problema desta terra,é que ums são filhos outros são enteados. Bjs Sandra

Anónimo disse...

Desculpem os erros ,mas o meu portugues não e o melhor, talves pelo pouco tempo que estou em Portugal, mas estou a tentar um dia chego lá. Desculpem Sandra

eddy disse...

caro al,

para além da promoção do território, esta é também uma ideia dinâmica para inventariar, salvaguardar e estudar um território.

um abraço.

eddy disse...

caro al,

para além da promoção do território, esta é também uma ideia dinâmica para inventariar, salvaguardar e estudar um território.

um abraço.