domingo, julho 20, 2008

Ainda "Santiago", mas agora em Juncais!

Um postal bem antigo do actual Largo do Terreiro, (outrora Largo da Fonte) de Juncais, onde se vai realizar a mostra de artezanato.
Este solar, classificado monumento de interesse publico, foi reconstruido e funciona como turismo de habitacao e aqui: http://www.casagrandedejuncais.com/ podem ver mais informacao!


Para alem de Figueiro da Granja, a que me referi no "post" anterior, e na freguesia de Juncais que mais referencias existem ao apostolo S. Tiago.

Comecando na povoacao do Cadoico, onde na capela de Nossa Senhora das Preces, se encontra em grande destaque na frontaria e sobre o portal, uma magnifica vieira (simbolo de S. Tiago) esculpida em granito.

Ja na sede da freguesia (Juncais) e patrono da sua igreja matriz S.Tiago e, tambem e aqui que se realiza uma das feiras anuais mais antigas do concelho, em honra e no dia deste santo!

Esta feira sera no proximo dia 27, iniciando-se pelas 9 horas no recinto do campo de futebol.

Tambem integrado nesta feira realiza-se o oitavo festival do "Peixinho do Rio", com a abertura das "tasquinhas dos peixinhos" pelas 13 horas.

Ao mesmo tempo vai assistir-se no Largo do Terreiro, a uma mostra de artezanato de productos tradicionais e regionais que inclui: Latoaria, Cestaria, Olaria e Ceramica, Bordados, Colheres de Pau e Docaria!

A parte musical desta "Feira/Festa" inicia-se pelas 15 horas.

Venham ao municipio "D'Algodres, conhecer uma realidade diferente e tambem provar os saborosissimos e bem conhecidos na regiao; "peixinhos do rio" na antiga e dinamica freguesia de S. Tiago de Juncais.

14 comentários:

Anónimo disse...

"NA BEIRA ALTA, GUARDA FELIZ,
TERRA RISONHA, LINDA E MATIZ.
RIOS E LEIRAS, TERRAS DE PAO,
OIRO NAS EIRAS AO SOL DE VERAO!"

Gostei muito!

Caro Al, o verão está aí em força. Os bloguistas também param um pouco...
Obrigado pelo comentário lá no cantinho dos autistas e força para as gentes beirâs que amam a sua terra. Eu nasci em Moçambique, mas as minhas origens cá, são efectivamente em Vale de Azares - Celorico da Beira e nutro um carinho especial pela Beira-Alta.
Tenho saudades de Viseu e dos tempos do Via-Sacra. Não porque fossem tempos de facilidades -bem pelo contrário- mas pela cidade maravilhosa e suas gentes. Recordo que dormiamos de janela aberta, em pleno inverno, de onde se via o cume da serra, coberto de branco.E só havia um banho controlado -x minutos- de água quente por semana.
Lembro tanta coisa... Aqui vem a nossa palavra SAUDADE!

Um abraço do Mário Relvas

aminhapele disse...

É sempre um prazer passar por aqui e aprender muito.
Um abraço.

Amaral disse...

Al Cardoso
INteressantíssimo este post. A imagem é uma relíquia. Conheço Juncais e este postal é muito bonito.
Boa semana

eddy disse...

o petisco do peixinho do rio frito...pela tarde de verão...uma boa proposta.

um abraço desde a remota Beira Baixa

Anónimo disse...

gostei de o conhecer, deixei um comentário maior no outro blog, a proposito de uma vista de Infias sobre a serra da Estrela...

Anónimo disse...

lembro-me de há 40 anos ir comer os peixinhos do rio e tomar uma banhoca mais para os lados de Celorico...

Unknown disse...

É sempre bom recordar estes maravilhosos postais do antigamente.

Um abraço

João Paulo Lopes Clemente disse...

Os maiores êxitos para esta actividade em Terras de Algodres!
Um abraço amigos

Anónimo disse...

Esse postal ficaria bem na minha colecção! Ehehe!

Abraço!

a d´almeida nunes disse...

Caro Albino
É sempre com interesse que leio os seus "posts" e, no caso do presente, sempre lhe digo, que, salvo motivo de maior, tenciono regressar à Feira de S. Mateus em Viseu. E, veja como são as coisas. Sou natural duma aldeia que faz parte do concelho e mal conheço a história ancestral desta Feira. Agora é que vou fazer uma investigação, de preferência falar com pessoas antigas que se lembrem do que era a "Feira Franca" antigamente.
...Já agora gostei dos comentários do amigo Mário Relvas e da forma como fala de Viseu. Nota-se que viveu o espírito daquela terra.
Al, obrigado pelos cumprimentos que retribuo na mesma medida.
Um grande abraço
António

Magno disse...

Juncais a meu ver amigo Al, pode ganhar muito se um dia alguém se lembrar que existe uma praia fluvial que se encontra totalmente desaproveitada.
A meu ver o Mondego, pode ser um polo de atracção do Concelho, nos meses de Verão.
Abraço,
Magno.

CMatos disse...

Será que este Santiago é primo do meu?
Não sei, mas a propósito de imagens...

Procurar imagens e vídeos na web, nunca foi tão fácil, divertido e inovador... veja como no meu Cantinho.

Boa semana

aminhapele disse...

Olá,Al!
Um abraço desde a Póvoa de Varzim.

A. João Soares disse...

Uma foto que agrada e, também, preocupa, pois com o abandono a que as autoridades destinam o interior não tardarão muitos anos a que esta bela casa se transforme num monte de pedras. Felicito o Albino pelo esforço perseverante que faz para defender a manutenção de tão rico património.
Abraço
A. João Soares