segunda-feira, julho 26, 2010

Uma opiniao baseada em experiencias passadas!

Uma das poucas vantagens do envelhecimento, sao as nossas memorias, que os mais novos poderam ignorar!
Em fins da decada de setenta e principios da de oitenta do seculo passado, realizavam-se varios eventos em Fornos de Algodres, muitos deles organizados pela agora chamada "sociedade civil" e por um grupo de jovens agrupados a um clube que era "Os Beiroes".
Estou a lembrar-me por exemplo do "Grande Premio das Vindimas" prova de atletismo que tinha o seu inicio junto a rotunda de Fornos Gare e terminava no Mercado Municipal e da "Feira Agricola Comercial e Industrial de Fornos de Algodres", que se realizava em Agosto, organizadas pelos "Beiroes"; da "Feira Franca de S. Miguel" organizada pela Camara Municipal; das "Festas de Nossa Senhora da Graca" realizadas no ultimo fim de semana de Setembro, organizadas pela "Comissao de Mordomos", e ate das "Festas do Campo" em Figueiro da Granja, que chegaram a ser das mais importantes do concelho, tambem organizadas por uma Comissao de Mordomos e das quais fazia tambem parte, uma prova de atletismo de cerca de 3 quilometros com inicio no cruzamento da EN 330 com a EN16, em Fornos Gare.
Alem disto tinhamos o jornal "Noticias de Fornos de Algodres", que chegou a ser semanal, tinhamos uma Banda Filarmonica das melhores do Distrito, Fanfarra dos Bombeiros Voluntarios, e Grupos Folcloricos, em Figueiro da Granja, Algodres, Rancozinho, Infias e Vila Soeiro do Chao, etc! Mais tarde teve inicio a "Radio Fornos de Algodres", que era uma associacao, que passou a ser "Radio Imagem" deixando os socios, mas mesmo assim tambem ja faleceu!
Algumas destas realizacoes com o passar dos tempos foram absorvidas pela Camara Municipal, e outras pura e simplesmente foram descontinuadas, e ate as "Festas da Senhora da Graca" foram mudadas para Agosto, passando a ser organizadas pela Camara, pelo menos a parte profana.
Ja nessa altura discordei, pois o que a Camara em meu ver deve, e proporcionar condicoes para a realizacao de eventos e nao propriamente tomar a seu cargo as realizacoes.
Da mesma forma que discordei na altura, concordo agora que a Camara entregue muitas das actividades organizativas, a sociedade civil!
Tambem e embora ficando muito triste, com a decisao do abandono do futebol senior na ADFA, concordo plenamente que nao deve ser a Camara, a suportar o futebol profissional.
Infelizmente o tecido empresarial do municipio e muito reduzido e pobre, pelo que os patrocinios para o futebol, tambem sao de acordo com a nossa pequenez.
 Temos que ser realistas, muito se tem feito em Fornos com as poucos fundos proprios que temos!
Creio que se esta a seguir o rumo certo, de nao vivermos acima das nossas possibilidades e se e verdade, que o futuro nao parece  muito risonho, continuo a acreditar que somos uma terra com prespectivas de futuro a medio ou longo prazo. Assim nao seja imposta por Lisboa, a extincao de concelhos com menos de 10.000 habitantes como ja andam alguns propor!

5 comentários:

Magno disse...

Também nós que estamos longe do concelho podemos o promover e divulgar.
Ao longo da existência deste blog, têm - se feito um debate de ideias e de preocupações do concelho.
Muito tem - se falado, criticado e exposto, desde ideias simples até projectos mais concretos.
Muitas das tradições podem e devem ser recuperadas, no entanto falta nos investimento privado.
No entanto a existência de um jornal em formato de blog pode ser um começo, resta saber se o mesmo é para continuar nesse formato e se o seu promotor têm condições de o manter activo.
Quanto a nós proponho, a criação de um blog, por parte de um conjunto de pessoas que se encontram longe da terra, e que promovam o concelho a nível turisitco, desde fotografias do mesmo, bem como criticas, aspectos a melhorar e positivos das infra estruturas existentes.
Fico a aguardar com espectativa noticias a respeito desta ideia.
Cumprimentos,
Magno

João Paulo Lopes Clemente disse...

De facto, a diminuição populacional arrasta consigo uma certa crise no associatgivismo local. À semelhança do que refere o comentário anterior, tb eu, apesar de ausente fisicamente, continuo a divulgar e a opinar acerca do berço que me viu nascer. A ideia do comentador anterior da construção de um blog conjunto é deveras interessante. Eu iria mais além: há todo um conjunto de artigos de opinião e não só presentes nos diversos bolgs sobre as terras de algodres, destacando-se o "Aqui d'Algodres" que seriam merecedor de uma publicação em suporte de papel de modo a que as ideias divulgadas chegassem tb. aqueles que ainda não dominam estas novas tecnologias.
Um abraço amigo

Al Cardoso disse...

Caros Magno e Clemente:

Embora nao discorde na totalidade das vossas ideias, estou convicto de que o portal numero um para divulgacao do nosso concelho, deve ser o portal municipal:
www.cm-fornosdealgodres.pt
Infelizmente e ate podera ter razoes explicaveis, nao tem desempenhado muito bem o seu papel, pois como veram ja desde Abril que nao e atualizado.

Mas ja agora que apresentaram a ideia, queria convidar-vos a ser colaboradores no meu blogue, com algumas condicoes; que nao sejamos politicamente influenciados, que ponha-mos os interesses municipais acima de qualquer outros interesses e que sejamos tanto quanto possivel isentos!

Que me dizem, ate poderia ser que o blogue podesse ser actualizado mais frequentemente, pois por vezes nao tenho muito tempo.

Um abraco de amizade dalgodrense.

Anónimo disse...

Caro blogger, de facto é muito importante que a sociedade civil assuma o seu papel.
Criou-se em todo o país uma grande dependência daquilo que as Câmaras possam fazer e, manifestamente, não cabe a estas últimas a responsabilidade de arcar com o futebol (por vezes com gastos absurdos e sem apresentar contas, como em Fornos) festas e festarolas.
Felizmente, já vi na vila cartazes (muito bonitos por sinal) das festas que serão organizadas pelos BVFA. A eles os meus parabéns.
Acho que já é tempo de se reconhecer ao Álvaro Melo tanto e tanto que tem feito por esta terra (sempre com sacrifício pessoal e muitas vezes com pouco reconhecimento)..

Al Cardoso disse...

Eu sou um dos que aprecio, o que meu amigo Alvaro Melo, tem feito pela nossa terra, ele e muitos mais felizmente.
So tenho pena que continuem a comentar anonimos para dizer isto!
Ja agora e caso tenha acesso a ele, gostaria que me proporciona-se esse cartaz das festas para eu o poder divulgar