segunda-feira, setembro 20, 2010

Dia de S. Miguel 29 de Setembro, e, 1 e 5 de Outubro, na "Terra D'Algodres"

Todo o mes de Setembro tem sido recheado de eventos na "nossa" Terra d'Algodres, a termina-lo temos o feriado municipal; dia 29 de Setembro, dia de Sao Miguel Arcanjo.
S. Miguel, e tambem o santo padroeiro da paroquia de Fornos de Algodres, ja o era em 1258, (inquiricoes de D. Afonso III) o que indicia que sempre o tera sido, desde a fundacao da igreja, provavelmente no seculo XI.  O  certo e, que esta igreja ja existia em 1170.
O mes de Outubro inicia-se com o "Dia do Idoso", (eu tambem ja estou incluido) e "Dia Mundial da Musica, no dia 1. E no dia 5 celebra-se a implantacao da republica, que faz nesse dia 100 anos.
Como monarquico de conviccao, nao vejo nenhuma vantagem neste regime politico, muito pelo contrario, no entanto cada um e livre de celebrar este evento ou nao!
Mas para os menos informados, devo lembrar que o dia 5 de Outubro, tem para Portugal um significado muito maior, pois foi nesse dia do ano de 1143, que na "Conferencia de Zamora", o rei de Leao, reconheceu a independencia do Reino de Portugal e, D. Afonso Henriques como seu Rei!

4 comentários:

Magno disse...

Em Fornos bem como por todas as zonas com floresta envolvente devia celebrar - se o dia da floresta. Com grupos de pessoas ligadas à protecção e desenvolvimento desta, nomeadamente no que concerne à criação de emprego e opurtunidades que esta possa oferecer...
Abraço,
Magno

Al Cardoso disse...

Caro Magno:
Quando E o "Dia da Floresta"?
E uma boa ideia sem duvida!

Um abraco de amizade dalgodrense.

Sera que nao vai a "nossa" terra no principio de Outubro?

Unknown disse...

Caro Albino
Em Terras d`Algodres todos anos se comemora o Dia Mundial da Floresta que é a 21 de Março com actividades envolvendo a população em geral e escolar,quer a plantar algumas árvores quer a assistir a palestras sobre o tema Floresta.
Não esquecer que o ano 2001 foi designado Ano Internacional da Floresta e assim aseu tempo diversas actividades irão decorrer na "nossa" terra, adiantando desde já que prevemos para 21 de Março de2011 o encerramento da campanha dos Bombeiros Voluntários "Um Serviço uma Árvore Amiga"com a colocação nas diversas áreas reflorestadas da identificação dos nossos parceiros, Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Horto do Campo Grande,Agroportugal,Escola Superior Agrária de Castelo Branco e Viseu,Instituto Politécnico de Bragança,Parque Natural da Serra da estrela e Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade.
Um abraço
Álvaro Melo

Al Cardoso disse...

Bem haja Caro Alvaro pela informacao, mas como O Magno referiu esse evento ainda pensei que fosse por esta altura.
Eu Nao estou muito por dentro destes eventos, pois aqui muitos deles nem sao lembrados!

Um abraco de amizade dalgodrense e ate breve.