quarta-feira, setembro 15, 2010

DIA MUNDIAL DA MUSICA!

O municipio de (Fornos) D'Algodres desde pelo menos o seculo XIX, teve varias Bandas Filarmonicas; na vila de Fornos existiram varias, mas a que mais tempo perdurou foi a "Banda Filarmonica Fornense". Houve tambem uma filarmonica na Vila de Algodres e outra na freguesia de Maceira!
A referida Banda Filarmonica Fornense, em principios da decada de sessenta do seculo passado, foi absorvida na recem criada "Casa do Povo de Fornos de Algodres", e passou a ser a: "Banda Da Casa do Povo de Fornos de Algodres", banda esta que chegou a ser uma das melhores do Distrito da Guarda.
Com a extincao da Casa do Povo, aquela banda foi transferida para a Associacao de Promocao Social Cultural e Desportiva de Fornos de Algodres, mas pouco mais tempo resistiu tendo terminado a sua existencia.
A cerca de um ano, foi criada pelos veteranos da extinta banda, uma outra com os instrumentos da antiga, cedidos creio que pela associacao que era sua proprietaria.
Esta nova banda embora mais modesta, adoptou um sugestivo nome: "Batuta da Alegria" e tanto quanto sei esta a agradar nas festas onde tem actuado, parabens portanto!
Mas como e muito importante, que a juventude tenha educacao musical (os meus dois filhos tiveram-na) a direcao da Associacao Humanitaria dos Bombeiros Voluntarios de Fornos de Algodres, decidiu proporciona-la a todos quantos o desejem e criou uma escola de musica, que creio teve a sua primeira actuacao nas passadas festas de Nossa Senhora da Graca no passado mes de Agosto!
Parabens portanto a direccao dos nossos Bombeiros, mas e principalmente ao Senhor Alvaro Melo, que desde a sua tomada de posse, se interessou sobremaneira por esta causa.
Serve todo este introito para anunciar aos meus conterraneos, e bem assim a quantos nos deram o prazer da sua visita, que do proximo dia 1 de Outubro, (Dia Mundial da Musica) celebrando este dia, havera um concerto pela novel Banda dos Bombeiros, no coreto do jardim municipal 28 de Maio, seguido de um outro com musicas de ritmos latinos, como podem ver no cartaz que publico.

E assim que se promove a nossa terra, realizando eventos que tragam gente ao municipio "D'Algodres", e principalmente a vila de Fornos.

1 comentário:

Anónimo disse...

boas pode tirar o cartaz do torneio no magazine serrano
abraço