quarta-feira, novembro 24, 2010

Vamos ajudar os Bombeiros, comprando na Quinta de Metildes!

Com inicio no passado dia 15 de Novembro, teve inicio uma parceria entre a "Quinta de Metildes" e, os bombeiros de Fornos de Algodres, em que tudo quanto seja vendido nessa quinta, a partir desse dia e ate o dia 24 de Dezembro, reverte uma parte, em beneficio dos nossos soldados da paz!
E uma saudavel maneira de ajudar os bombeiros, pois todos os productos ai comprados sao organicos e, produzidos da forma que se produzia, nos tempos dos meus avos!
Ai poderam comprar; productos agricolas e horticolas, animais criados na quinta e ate artezanato regional. Ja que eu nao posso devido a estar tao longe, aconselho todos os meus amigos leitores a faze-lo.
E ja que falei nos meus avos, vou referir a por minha conhecida, historia dessa quinta antiga, situada junto a estrada do Rodao, que liga Cortico a Fornos de Algodres.
A Quinta do Metildes, foi fundada entre os anos de 1527 e 1657, na primeira data ainda nao existia, pois no "Cadastro da Populacao do Reino" desse ano, mandado fazer por D. Joao III, nao se faz referencia a nenhuns moradores ai, nem em nenhuma quinta do concelho de Figueiro da Granja, onde se encontra.
No entanto num documento de 1657, ja aparece mencionada esta quinta, com um fogo (familia) e, na altura tinha o toponimo de "Quinta do Parrexil".
Desconhece-se desde quanto passou a intitular-se "Quinta de Metildes", mas creio que tera sido devido ao facto de ai ter residido alguma pessoa de apelido "Metildes" entre o seculo XVII e XIX. Embora sem certezas que so poderiam ser confirmadas, com investigacao que neste momento nao consigo fazer, estou convencido que este toponimo tem algo que ver com a minha familia.
Um dos meus bisavos paternos chamava-se Jose Metildes Cardoso, e nasceu nos anos 70 ou 80 do seculo XIX, nessa quinta residiu ate fins desse seculo, ate que passou a residir em Vila Cha.
Tera herdado o apelido "Metildes" da sua mae, pelo que tera sido o meu quarto, ou quinto avo, que tendo o apelido "Metildes" deu o nome a esta quinta!

3 comentários:

aluap disse...

Muitas Quintas e Herdades foram baptizadas com o nome da família que ali viveu, pelo que o seu raciocínio estará correcto.

Mas que belas iniciativas se fazem nesse V/ concelho! Iniciativas que são sempre de louvar, pois não só trazem movimento e animação como ainda revertem para uma boa causa. Todos ganham, não só os nossos soldados da paz, mas também o freguês que compra tudo o que de bom se produz nas nossas terras. Se estivesse por Forninhos bem que dava lá um saltinho.

Resta-me desejar o maior êxito e receita.

Unknown disse...

Os meus sinceros agradecimentos em nome dos Bombeiros da Nossa Terra, à prof.Maria José pela iniciativa.
Álvaro Melo
Presidente da Direcção da AHBVFA

Tozé Franco disse...

Mais uma excelente iniciativa.
Um abraço.