segunda-feira, dezembro 13, 2010

"Nao e com estradas que se resolvem os problemas do Interior"!

Apresento este titulo, que e uma afirmacao do Dr. Hugo Miranda, para lhe apresentar publicamente os meus parabens, pela sua eleicao para vice presidente, dos orgaos nacionais da Juventude Social Democrata!
E apresento esta fraze, porque e precisamente isso mesmo que eu penso, com outras palavras talvez, ando a dizer isso mesmo aqui neste blogue, ha muito tempo.
Porque se fosse com boas estradas, que se conseguia desenvolver uma terra ou uma regiao, Fornos de Algodres, que ja desde os tempos da monarquia se encontra no centro no eixo da estrada real Viseu-Guarda. Estrada essa que mais tarde foi transformada na EN 16, que no seculo passado foi beneficiada com  a construcao do IP5 e, que actualmente se encontra junto a A25. Seria uma terra em grande desenvolvimento e, nao teria em menos de cinco decadas, perdido metada da sua populacao!
O que eu tenho dito e continuo a dizer, e que as boas vias de comunicacao, so tem servido para que as nossas gentes, daqui sairem mais rapidamente!

2 comentários:

Magno disse...

Um dos maiores erros politicos do nosso tempo a aposta em auto estradas, para tudo...
Veja se o exemplo da Irlanda apostaram na melhoria das condições das estradas que tinham e dianmizaram a economia.
Portugal, destruiu o tecido produtivo do interior com os subsidios para não se produzir, não proomove o desenvolvimento florestal, e pouco apoia o tecido economico nacional...
MAS NÃO INTERESSA, ENQUANTO ESTIVERMOS INDIVIDADOS COM AS PRESTAÇÕES DO CARRO PARA ANDARMOS A 200KM POR HORA É O QUE INTERESSA POR ESSAS AUTO ESTRADAS DE PORTUGAL..
Abraço,
Magno

Anónimo disse...

Eu, pelo contrário, tenho a convicção de que as auto estradas são um meio de desenvolvimento, dos locais por onde passam,assim os autarcas, locais saibam aproveitar este meio. Mas também estou convicto que a maioria dos autarcas, sempre trabalharam e trabalham, com um só fim, a de ganhar eleições, não se preocupando, com o desenvolvimento local, nomeadamente criando condições para que os jovens se mantenham nas sua terras, onde cresceram e mantêm as suas raízes.
Exemplo concreto, Fornos de Algodres, não aproveitou o facto de aqui passar a A25,criou uma zona industrial, onde foram feitos alguns pavilhões, que poucos postos de trabalho trouxe. Ora não se pode fazer uma zona industrial para se fazer pavilhões que à posterior são arrendados a terceiros. Isto trás desenvolvimento local?