segunda-feira, junho 06, 2011

Sao Joao na "Terra de Algodres"

Ja nos meus tempos de crianca, era S. Joao, dos Santos Populares o mais popular, e nao havia aldeia nenhuma em que nao se celebra-se com bailaricos e os tradicionais "saltos de fogueira, alimentada  a "rosmaninho" e "bela-luz" ou "salpor"! Havia casos ate, em que nas mesmas aldeias, havia mais do que uma fogeira e havia competicao, a ver quem a fazia maior.
Este ano na vila de Fornos de Algodres, tambem vai haver duas festas de S. Joao, mas felizmente nao sao nos mesmos dias; Os nossos Bombeiros organizam a Festa de S. Joao "solidario", pois os fundos arranjados com esta festa sao em beneficio dessa prestigiosa corporacao. Para esta festa que sera nos dias 17 e 18, junto ao novo quartel dos bombeiros, a todos queria convidar, pois ajudando os Bombeiros estamos a ajudar-nos, nunca sabemos quando deles algum dia precisaremos!

A outra festa de S. Joao sera no dia 23, a vespera do dia do santo como e tradicional, sera organizada pela comissao de festas de N. S. da Graca e para alem de outras coisas, tera ai a tradicional fogueira.
Tambem para esta queria convidar-vos e assim com a ajuda de todos, possamos ter umas festas de Nossa Senhora com muito brilho. Esta festa sera no Terreiro da Misericordia.
Como vem, nao colidem uma com a outra e, assim e que deve ser, portanto parabens a todos, pena tenho eu de nao poder estar presente.

2 comentários:

aluap disse...

É de louvar estas iniciativas! Infelizmente na minha terra anda tudo cada vez mais às avessas e já não há quem queira constituir a Comissão de Festas. Se bem que para estes festejos populares nunca foi preciso CF, apenas se arranjam uns molhos de rosmaninho e salpor para a fogueira e o resto vem por acréscimo, o povo é que faz a festa e a animação é de acordo com o espírito dos presentes.

Viva o Santo António
Viva o São João
Viva o mês de Junho
E a Restauração!

Idanhense sonhadora disse...

Também na minha terra se festeja o São João . Cabe à malta jovem e solteira fazê-la Há várias aldeias do concelho ,como Santa Margarida e Toulões que também lhe fazem a festa
Saudações raianas
Quina