terça-feira, maio 15, 2012

"A Urtiga" e a Terra de Algodres!

Vao-se preparando, para as "VII Jornadas da Etnobotanica" e "IV Fim de Semana da Urtiga", a terem efeito na Matanca, Forninhos e Fornos de Algodres, nos proximos dias 2 e 3 de Junho!

So para mostra, a imagem da deliciosa e nutritiva: "Sopa de Urtigas", que ganhou o primeiro premio, no concurso de sopas da Serra da Estrela!

12 comentários:

aluap disse...

Quem dera que o fim de semana da urtiga fosse o último de Maio. É que se tudo correr bem vou estar pelas nossas terras pelo Espírito Santo e como a romaria é na 2.ª Feira podia participar “na boa”, tirar umas boas fotografias e ainda ficar mais entendida em plantas. Dizem que as plantas e ervas que nascem espontaneamente nos caminhos e quintais são as de que mais precisamos e de certeza que estas jornadas nos enriquecem.
O seu município tem regularmente organizado eventos de louvar, estou agora a lembrar-me também dos passeios para apanhar míscaros.
É bom, repito, ver Forninhos envolvido e já me disseram que o almoço será no Parque N.S. de Fátima, que na minha opinião, tem uma vista lindíssima e já é considerado um dos melhores parques das redondezas. Sei que recentemente uma família dos Valagotes, emigrantes no Brasil, comparticipou para melhoramentos do parque, ainda bem que há estas pessoas, pois era uma pena este parque estar abandonado, sem que a autarquia, principalmente, a municipal, lhe deitasse a mão. Hoje Graças à referida família de “brasileiros” está preparado para receber famílias e grupos.
Quanto à sopa de urtiga…ainda um dia vou experimentá-la.

Um abraço de amizade forninhense.

P.S.1 Lá no blog esclareci a questão “facebook”, na verdade, o meu amigo deu-me oportunidade de desabafar e enviar uns lembretes aos “meus amigos”. Obrigadinha ;)

P.S.2 Para a semana, se não se importar, vou roubar-lhe a foto da sopa para publicitar também esses eventos, de modo a lembrar os de Forninhos a participar. Ok?

Al Cardoso disse...

Bem haja pelo comentario, realmente e pena que uma pessoa como voce, nao participe, mas nao se pode ter tudo, e a "nossa" festa do Espirito Santo, compreende-se que estara em primeiro lugar!

Quanto as fotografias esta sempre a vontade comigo, use e abuse!

Um abraco de amizade.

Anónimo disse...

BEM, POR FALAR EM BRASIL, BEM SE SABE QUE NO BRASIL URTIGA, AINDA NÃO SABIDO DE MINHA PARTE SE E O MESMO TIPO DA URTICARIAS, E ARDENCIA.
QUISERA EU QUE FIZESSEM SOPA DESTA DO BRASIL, PARA DAR A BOQUINHA DO SR. ARLINDO FERNANDES,PARA VER SE LHE DA URTICARIA PARA IR AO BRASIL FAZER AS COISAS CERTAS, E DEIXAR DE SUJAR O NOME DE NOSSA TERRA, NOSSO CONTERRÂNEO, QUE TEM ANDANDO A NOS ENVERGONHAR.
AO MENOS SEI QUE COMO EU MUITOS SE INDIGNAM, DE SABER QUE ANDA A RENEGAR UM FILHINHO BRASILEIRO QUE NÃO ASSUME, E ANDOU A LEVAR AO TRIBUNAL A FAMILIA POR COMENTAR.
ENTAO UNS E OUTRO SE BORRAM DE MEDO DELE, E FICAM DE CONVERSA.
COVERDE!!!!!!!!!
HOMENS ASSIM DAQUI DEVIAM SER BANIDOS!
ELE E UMA VERGONHA, E MESMO ASSIM GRANDES PESSOAS AMIGAS ANDAM DE FALSIDADES COM ELE, IGUALAM-SE.

Al Cardoso disse...

Olhe caro Anonimo:

Realmente a urtiga provoca ardencia, por isso tem que ser colhida com luvas, mas depois de cozinhada perde todas essas carateristicas e, e muito saborosa e nutritiva!
Quanto ao Senhor que refere, nao sei quem e, nem para este artigo creio que e chamado!
De qualquer forma bem haja por comentar, e volte sempre!

aluap disse...

Então quando fôr oportuno publicarei um artigo lá no blog com a foto da sopa de urtiga.
Agora: ao ler com mais atenção o comentário de pessoa anónima, ou muito me engano, mas acho que conheço a pessoa em questão. Todos temos direito à opinião e a pontos de vista diversos, pois é normal em democracia, mas é certo que para aqui esse Sr. não é chamado. Mas numa coisa dou-lhe razão, na nossa terra há muita falsidade por parte das pessoas, principalmente daqueles que até se dizem nossas amigas.
Se quiser contactar-me por email, terei muito gosto em dialogar consigo e ao falarmos da nossa terra estamos a falar daquilo que nos diz respeito a todos e nós queremos o melhor possível, mas devemos dizer o que sentimos abertamente, o que a ver pelo que diz, acho que coragem não lhe falta para escrever o que muitos não querem ler.

Ao dispôr,
Paula

Nota Pessoal:
Amigo Cardoso espero que não leve a mal a inserção deste coment. Abraço

Anónimo disse...

Concordo com a Aluap, na nossa terra (Fornos) tem muita gente falsa que tem prejudicado a vida de muitas gente nomeadamente dois irmãos metralhas que não perdem pela demora....

Magno disse...

Se Portugal tivesse mais empreendedorismo, talvez a urtiga poderia servir para criar postos de trabalho, no concelho e arredores.
Criando uma industria ligada ao desenvolvimento de produtos relacionados com a saúde e bem estar.
Os restaurantes da região poderiam ainda aproveitar e divulgar a gastronomia relacionda com urtigas!
Abraço,
Magno.

aluap disse...

Amigo Al,
Consultei agora o programa completo no sítio da CM e parece que o piquenique partilhado será antes no Parque de Merendas da Mata Municipal.Fico com pena que o mesmo não acontece na minha freguesia, de qualquer forma divulgarei amanhã (ou ainda hoje) este fim de semana bem original organizado pelo V/ Município e a Confraria da Urtiga.
Outra coisa que reparei no programa foi a menção aos fornos de cozedura, supostamente, destinados à produção de pão!

Tenha uma excelente semana.

Al Cardoso disse...

Pois claro, caro amigo Magno, e isso mesmo que tenho dito ja ha muito!

A verdade cara Paula, parece que houve mudancas no programa original, creio que e pena, so tinhamos a ganhar em captar sinegias de outras freguesias!
Sao opcoes!

Um abraco a ambos.

Anónimo disse...

CARA ALUAP... SE CONHECE O SR. ARLINDO FERNANDES EM QUESTÃO, TALVEZ NÃO SAIBA, QUE ELE ALÉM DE MAL CARATISMO E FALTA DE MORAL, TEM EM SEU CURRICULUM INTIMIDAÇÕES, E TEATROS QUE COSTUMA FAZER PARA POSAR DE COITADO E BOM GAJO. POIS BEM ANDO A INFORMAR-ME BEM E ACHO UMA DESUMANIDADE TAL QUAL ESTE SR. TER UM FILHO QUE NÃO ASSUME, E ANDA A POLITICAR, COMO SE CONHECESSE O SENTIDO DA PALAVRA POLITICA.DEPOIS CADA VEZ TENHO MAIOR PAVOR DE TANTA IMPUNIDADE, ELE NEM MESMO ZELA PELO VALOR DA FAMILIA E QUER TER O GOSTO DE ZELAR PELOS ALGARVIOS, MUITA NOJEIRA... NÃO CALO-ME, POIS COMO CHEFE DE FAMILIA NÃO ADMITO TRATAR ASSIM UM ASSUNTO SÉRIO QUE BEM HAJA EM SABER DE TODOS PARA NÃO SE ENGANAREM, COM AS FALSAS PALAVRAS DESTE RATO!

Anónimo disse...

Sr. Arlindo Fernandes é boa pessoa, idóneo. O problema é que existem pessoas invejosas,e isso é dificl de se controlar. Infelizmente se meteu com uma rapariga e nasceu uma criança que não se sabe que é o pai. Até fazer exame não se pode dizer que é do amigo Arlindo.E cá pra nós, a criança não se parece nada com ele.Agora pergunto ao senhor anônimo, o que uma rapariga com idade para filha dele queria com ele? Somente dinheiro e vai conseguir depois desse golpe da barriga que deu.

Anónimo disse...

pois ao sr.ou sra. anômimo(a) que fez comentários em defesa do sr. arlindo fernandes,respondo o seguinte:
1. Para amar ou ser amado não existe idade, digo pois sou casado e bem casado, mulher tb com idade para filha, temos familia, e somos felizes. Dinheiro não tenho.
2. Para alguém inteligente teria percepção que não discuti a situação dele com a rapriga, mas da criança que em nada ter culpa, e que um homem que se diz idóneo, e com caratér deve assumir desde o início.
3.o contrário do que se pensa há muita gente bem informada e indignada com tal situação, entre tais eu, que já vi que não só se parece, mas para quem o conhece sr. arlindo desde infância sabe que é igual.
4.o sr. arlindo nõ é nenhum gajo, tem experiência bastante para saber onde se mete, e como pessoa próxima dele sei bem do que falo, não me pronuncio, pois o tenho em amizade, mas não concordo com sua atitude, pois sei bem do que se passa, e que já foi chamado a exame, e sempre anda com histórias para não comparecer.
5. quem o conhece de perto sabe sua conduta, não é de todo mal, mas é um homem dado a amores, e filhos, não seri este o primeiro, mas tem sido malvado em não resolver tal situação que lhe trará complicações.
5. espero que o moderador seja democrático e dê-me o direito de resposta, ou do contrário estará sendo desonesto em deixar que paire apenas o que lhe parece bom ao olhos.