quinta-feira, janeiro 10, 2013

A "Serra da Estrela" sempre dividiu as Beiras, Alta e Baixa!

Tenho lido com espanto, que se anda a propor uma nova constituição das chamadas "Nuts III", em que estes organismos sub-regionais ficariam com maior grandeza!
O meu espanto, não tem que ver em que sejam organismos maiores, tem que ver e com o mapa que propõem, para o actual NUT da Serra da Estrela!
Realmente para ser "Nut da Serra da Estrela", deveria ter englobado todos os municípios da serra, mas alguém do cimo da sua sapiencia, decidiu que só teria; Seia, Gouveia e Fornos de Algodres, o que faz com que seja provavelmente, o mais pequeno a nível nacional!
Ora como e pequeno, toca a propor o seu agregamento a Beira Baixa, quando a encosta norte da nossa serra, não tem nenhuma afinidade com os municípios da encosta sul da serra!
Já no século XIX quando se decidiu criar os Distritos de ma memoria, colocaram Aguiar da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia e Seia, no distrito da Guarda, quando todos estes municípios sempre tiveram muito mais a ver com Viseu do que com aquela cidade.
Ate quando de uma antiga proposta divisão já passada, que criava as comunidades municipais e as grandes áreas metropolitanas, todos estes municípios decidiram juntar-se a Viseu, depois de ouvidas as suas Assembleias Municipais!
Assistimos outra vez a uma estúpida ideia, já com mais de um século, ignorando as populacoes!
Espero que os nossos representantes eleitos, pensem nas pessoas e se oponham viva e decididamente, a mais este atropelo!
Já chega de quererem transformar em Beira Baixa, terras que sempre foram Beira Alta!
Gostaria era de propor, que em vez de se andar a arranjar novas divisões territoriais, se volta-se as Províncias, que existiram muito antes dos benditos Distritos, copia mal amanhada de uma Franca liberal!

5 comentários:

aluap disse...

Sem qualquer dúvida, quando colocaram Aguiar da Beira no distrito da Guarda, tal foi desfavorável às populações (penso que ainda é)!
Também sou de opinião que devia voltar-se às geografias de outros tempos - às províncias.
Mas, esclareça-me o seguinte:
Na altura da criação dos distritos a "Beira Baixa" não englobava os distritos de Castelo Branco e da Guarda, tal como os conhecemos hoje e a "Beira Alta" englobava somente o distrito de Viseu?
Acho que até é por isso que ainda hoje Viseu é considerada a capital da Beira Alta.
Será assim?

Um abraço e boa semana ;)

al cardoso disse...

A Beira Alta, se nao me engano incluia uma maioria dos concelhos, do actual distrito de Viseu e a maioria dos concelhos do distrito da Guarda, com a excepcao de Sabugal creio eu!
Tambem incluia Oliveira do Hospital, e Tabua do actual distrito da Guarda!

Bem haja amiga Paula, um abraco.

Magno disse...

A divisão das dioceses teve em conta a especificidade do concelho de Fornos pois apesar de estar inserida no distrito da Guarda faz parte da diocese de Viseu.

aluap disse...

Bem-haja eu também pelo esclarecimento.
Já agora aproveito para perguntar-lhe se tem conhecimento da nova versão do Plano Estratégico Nacional de Turismo?
Do documento apresentado dá-me ideia que o Governo não aposta no turismo para os nossos lados!

Um abraço meu.

al cardoso disse...

Nao tenho nenhum conhecimento sobre esse plano, voce conhece-o? Se sim pode partilhar comigo?

Bem haja e continuacao de boa semana, um abraco de amizade.