segunda-feira, maio 27, 2013

A Reabilitacao Urbana!

Temos lido e ouvido ultimamente muito, sobre a reabilitação urbana, devido a falta de verbas para a cidade de Porto!
De facto, e caso realmente houvesse vontades e dinheiros, era nessa área que se deveria investir, não só no Porto ou Lisboa, mas em todas as cidades e vilas deste nosso pais!
Os meus leitores mais atentos devem já ter reparado há muito, que sou muito mais favorável a reconstrução do que a nova construção, talvez porque não tenho interesses pessoais em qualquer dessas áreas!
Também eu pugno que na minha vila de Fornos de Algodres, se deveria investir na reconstrução, principalmente na sua zona antiga, onde se vem prédios a cair e e decair inexoravelmente.
Sei que foi aprovada superiormente, a zona de protecção para a parte histórica da vila, sei também que e precisamente nessa área, que se encontram vestígios históricos de grande valor, que se desejam protegidos e cada vez mais divulgados.
Pelo que quero encarecidamente rogar, aos técnicos principalmente, mas também aos políticos e governantes municipais, que não permitissem que seja demolido qualquer edifício e que, na sua futura e desejável reconstrução, se protegessem as fachadas, com tudo quanto de valor histórico ai existe.
Vejam que foi um trabalho desse género, que fez com que, a antiga vila de Linhares
 da Beira, fosse classificada pelos monumentos nacionais!

3 comentários:

aluap disse...

Eu também sou mais a favor da reconstrução do que da construção nova e é pena ver casas como as desta "peça" (que as há em toda a parte)a cair.
Os empreiteiros, já se sabe, querem é ganhar dinheiro, só que de facto vemos que nas últimas décadas os maiores culpados por diversas "aberrações" foram quem licencia -as Câmara Municipais - que são quem deviam ser favoráveis à reconstrução do antigo e dizer não à demolição, mas sabe como é...sempre que há dinheiro, parece que aquilo que é genuíno vai-se logo embora! Mas pode ser que aí se houver um projectista sério nada seja demolido e sim restaurado. Até porque tenho ideia que hoje já se dá mais valor a este nosso património!

Beijinhos, bom regresso aos EUA e saúde.

aluap disse...

Essas casas são as da Estação?

Al Cardoso disse...

Nao minha amiga, estas casas sao na Rua da Torre em Fornos de Algodres, mas infelizmente na Rua da Estacao, ha muitas tao mal ou pior!

Um abraco