![]() | |
Por baixo deste buraco, existe uma "calcada romana"! |
Mas como infelizmente, o leite já se anda a derramar há muito tempo, não me pude conter de deixar por escrito, algo que, a mim que adoro historia e tudo quanto a ela esteja relacionada, diz respeito!
Tudo tem que ver, com estes enormes "buracos", existentes numa avenida construída há relativamente pouco tempo, na "nossa" vila de Fornos de Algodres!
Sem querer apontar a culpa a ninguém, porque também neste caso, creio que vai morrer solteira, como e praticamente normal, na minha querida Pátria. Não posso no entanto deixar de pensar, que existiu ai uma enorme falta de profissionalismo, de todos os envolvidos nesta obra, porque algo deste género, não se explica unicamente pela natureza ou quanto a ela diz respeito!
Mas o que mais me custa e custou, e isso, desde que esta obra foi delineada, e que e precisamente nos lugares onde ela tem aberto estes buracos, que ficou sepultada uma calcada romana, que seguia em direcção a outro troco que existe junto a Fornos Gare, e que outrora pertenceu a "estrada romana", que atravessava a "Ponte de Juncaens", e dai seguia para Linhares da Beira!
Escrevo isto hoje com magoa, por nunca me terem dado nenhuns ouvidos, e este facto ate já ter originado, que pessoas ligadas a área arqueológica, afirmem que o troco referido junto a A25, perto de Fornos Gare, faz parte do outro que se encontra junto a Capela da Senhora da Graça. Quando nem a preciso mais do que ler a monografia: "Terras de Algodres", Pinheiro Marques, 1938, para sabermos que, enquanto uma ia em direcção a Serra da Estrela (Linhares da Beira), a outra seguia na direcção de Figueiró da Granja e dai para Celorico da Beira, pela Ponte da Lavandeira!