domingo, julho 27, 2014

A Lenda da Capela (igreja) de Vila Cha!

A Imagem Gotica de Santa Maria: "Senhora das Bovas Novas"; existente actualmente, na capela do solar dos Pedroso!

Desde os tempos dos primeiros cristãos, que se venera a Virgem Santa Maria, numa pequena ermida, no lugar, mais tarde paroquia e freguesia de Vila Chã (d'Algodres)!
A esta ermida vinham muitos romeiros, pagar a suas promessas e rogar os seus pedidos, das povoaçoes  e quintas vizinhas, mas especialmente de Fornos de Algodres, de onde era a maioria.
A ermida era um templozinho pequeno e muito simples, que de algum valor continha apenas, uma pequena imagem de pedra da Virgem Maria, segurando ao colo o Menino Jesus!
Porque a capelina era pequenina e já nem comportava sequer metade da gente que aqui vinha orar, decidiram os mesmos romeiros, que se devia construir uma outra maior e mais bonita.
Começou então a decidir-se, e os romeiros de Fornos, comprometeram-se a custear as despesas da construção, e se assim era, a nova capela devia ser localizada em Fornos, porque diziam eles; "se nós podemos vir a Vila Chã rezar, também os de Vila Chã podem ir a Fornos"!
Embora contrariados, argumentando que a Santa Maria sempre aqui esteve, desde os tempos mais remotos, não tiveram possibilidade de os convencer, porque os outros como eram mais e mais ricos, conseguiram fazer prevalecer com a sua ideia.
Escolheu-se o local perto de Fornos, junto a antiga estrada romana, que ligava também para Vila Chã, (provavelmente, onde muitos anos mais tarde, foi construída a capela da Senhora da Graça) e para lá se começaram a transportar todos os materiais, para a construção do novo templo; pedra, madeira, telha etc.
Acontece que o material era lá colocado durante o dia, e à noite, por magia ou milagre, dali desaparecia e ia aparecer, junto a pequenina e original ermida em Vila Chã.
Nesses trabalhos andaram durante uns tempos, até que foi decidido em conjunto, pela gente de Vila Chã e de Fornos, que teriam que fazer guardas, para ver como é que o material da construção desaparecia de Fornos e aparecia em Vila Chã.
Foram constituídos vários grupos de guarda, em volta do material, com vários pares de homens, sendo um de Fornos outro de Vila Chã.
Já noite alta, era uma linda noite de lua cheia, começou a ouvir-se o chiado caracteristico, das rodas de um carro de bois, os guardas ficaram alerta e viram aproximar-se um carro de bois, conduzido por uma brilhante e belíssima mulher, igualzinha a imagem da Virgem de Vila Chã.
Os guardas ficaram completamente espantados, e mais espantados ficaram, quando viram a linda Senhora, carregar todos os materiais no carro e lá seguir com ele chiando, pela antiga estrada ate Vila Chã onde os descarregou!
Depois de a tudo isto terem assistido, e porque era já de dia, decidiram reunir-se novamente para tomar uma decisão!
Foi constactado esse grande milagre, pois era completamente impossível, aos olhos e mentes humanos, uma só senhora conseguir numa noite, carregar, transportar e descarregar toda aquela quantidade de materiais!
Pelo que a única explicação, era um grande milagre, a dar-lhes a conhecer, que a Virgem Santa Maria, queria continuar a ser venerada, onde sempre o foi, na aldeia de Vila Chã.
Como na realidade os maiores contribuidores eram os de Fornos, depois se terem deliberado, foram a Vila Chã, dar-lhes a "boa nova", de que o novo templo ai seria construído!
Os de Vila Chã não cabiam em si de contentes, e devido a essa "boa nova" trazida pelos de Fornos, decidiram que a invocação da Virgem Santa Maria, passaria a ser "das Boas Novas"!
 Ainda hoje se venera do dia 15 de Agosto de cada ano, em Vila Chã, a Virgem Maria com o sugestivo titulo de "Nossa Senhora das Boas Novas"!

(Esta lenda embora um pouco adaptada por mim, foi retirada do site "www.Lendarium.org". De facto até aos dias de hoje, Nossa Senhora das Boas Novas, e uma das santas de grande devoção de muita gente, mas principalmente de Fornos de Algodres!)

3 comentários:

aluap Al disse...

Dou-lhe os parabéns pela forma como a escreveu essa bonita lenda que eu não conhecia.
A imagem também é muito bonita.
Um abraço amigo.

João Serrão disse...

Não conhecia esta lenda, mas conheço muito bem esta imagem.Parabéns

Al Cardoso disse...

Pois claro que conhece meu amigo, Joao Serrao, encontra-se na vossa linda capela!

Um abraco e parabens pelos trabalhos de recuperacao do vosso solar, capela e quintal.