quarta-feira, dezembro 31, 2014

FELIZ DIA DE S. SILVESTRE, E FELIZ ANO DE 2015!

Hoje dia 31, celebra-se um pouco por todo o lado com varias iniciativas profanas ou religiosas o dia de S. Silvestre, um santo papa da igreja católica!
Também na nossa "Terra de Algodres", se celebra esta data na terra do minha bisavó e da minha avo; a linda vila e freguesia de Figueiró da Granja!
Numa linda capela/ermida, situada alem Eiras e a sul da povoação vai celebrar-se uma missa seguida de convívio, que inclui os tradicionais petiscos regionais, regados pelo nosso bom vinho do Dão!
Entretanto e a nível de informação historia, realizava-se junto a esta capela e no bonito adro vedado e pavimentado a lages de granito, uma romaria, ate princípios do século XX, que incluía uma pequena feira de gado suíno, frequentada principalmente pelas gentes de Figueiró e Fornos de Algodres! (Terras de Algodres, Pinheiro Marques).
Actualmente e como reminiscencias desta tradição, e porque S. Silvestre e considerado o protector do gado suíno, ainda se realiza a chamada "janeirinha de S. Silvestre", em que são ofertados para mais tarde serem leiloados, vários enchidos, feitos com a carne de porco!
Amanha inicia-se mais um ano civil, este vai ser o de 2015, também e tradicional o "cantar das janeiras" nas nossas terras!

QUERO EXPRESSAR A TODOS, OS MEUS SINCEROS E MELHORES VOTOS, DE UM ANO DE 2015 REPLETO DE SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR, E, DE FELICIDADE E BENS MATERIAIS, QUE TAMBÉM AJUDAM!

3 comentários:

XicoAlmeida disse...

Votos de Feliz Ano Novo, para si e todos os seus.
Que as tradições de Algodres se perpetuem na sua essência.
Um abraço.

aluap disse...

Vim desejar-lhe um Feliz 2015 e aproveito para dizer que na minha terra de residência faz-se é todos os anos no dia 31 de Dezembro a corrida de S. Silvestre.
Um abraço.

Al Cardoso disse...

Bem hajam amigos Xico e aluaP, sao votos retribuidos com amizade!