quarta-feira, dezembro 19, 2007

Um municipio, virado para a saude e bem estar, em 2008?!


Ja ha bastante tempo por aqui escrevi, que uma das areas que poderia e deveria ser aproveitada, para um desenvolvimento sustentado no municipio de "d'Algodres", era a area da saude e bem estar para todos, mas principalmente para as gentes mais velhas (ou idosas como e politicamente correcto dizer). Naquela altura referi-me aos ares excelentes e despoluidos, ao micro clima do nosso vale do Mondego, com invernos e veroes suaves e agradaveis e, as nossas excelentes ligacoes quer rodoviarias quer ferroviarias!

Dentro desta area foram inaugurados no passado dia 16 de Dezembro, dois Centros de Noite, no concelho; um em Vila Ruiva e o outro na Muxagata e, tanto quanto sei existem outros em construcao no Ramirao e em Queiriz, estao portanto de parabens os utentes e os patrocinadores.

Entretanto, esperamos tambem pelo termino das obras do CAO, (Centro de Actividades Ocupacionais, para deficientes) obra pela qual tenho um carinho especial!

Sabendo nos, que a populacao do municipio e a de Portugal em geral, tem tendencia a ficar ainda mais envelhecida, devia ser tambem para essa area que nos deveriamos virar, porque as estatisticas nao mentem.

Tanto quanto sei as obras do Lar da Santa Casa da Misericordia estao terminadas, o mesmo acontece com o antigo Hospital da mesma irmandade, resta-nos esperar entao que o governo, (ou devia antes dizer desgoverno?) cumpra o que prometeu e, de aos municipios competencias e verbas, para se poderem dedicar as areas da saude e educacao!

Aos privados deixo tambem um repto, porque nao utilizar as nossas mais valias, e construir ( ou melhor ainda; "reconstruir") mais equipamentos do genero, que sabemos a partida vao ter uma ocupacao completa.

A Camara Municipal que sei se tem interessado sobre o assunto, so queria deixar um conselho, movam-se antes que outros nos passem a perna, como em muitas outras areas, em passados mais ou menos recentes!

E nao levem a mal esta achega, pois e feita com o alto respeito que me merececem, mas tambem com o grande amor que tenho a terra onde vi a luz do dia e, onde espero passar os meus anos de velhice. Quem sabe, nao irei tambem um dia, ser utente, de uma das valencias de "saude e bem estar" do concelho "d'Algodres"!


********Votos sinceros de um optimo e saudavel 2008, a quantos por aqui passarem!********

12 comentários:

a d´almeida nunes disse...

Meu bom amigo AL

Venho aqui desejar-lhe, mais uma vez, uma BOA PASSAGEM de ano na companhia de toda a família.
Muito obrigado por todo o apoio e simpatia com que me tem presenteado durante todo o ano que ora está a findar.
Um grande abraço
António

Maria disse...

Passando por aqui para te desejar um excelente 2008, com muita saúde e paz....

Abraço, Al

quintarantino disse...

Venho aqui propositadamente para te desejar um Próspero Ano Novo. Faço-o em meu nome pessoal, em sinal de reconhecimento pela amizade e estima.
E também em nome do NOTAS SOLTAS, IDEIAS TONTAS

Anónimo disse...

Um abraco para o amigo Al Cardoso com o desejo de Boas Entradas!
;-)

João Paulo Lopes Clemente disse...

Caro Al.Cardoso:
Na verdade, os nosso idosos e aqueles que, infelizmente possuem alguma deficiência, deverão estar na primeira linha de interesse das entidades. Tudo o que se faça no sentido de dar melhor qualidade de vida aos mais velhos é muito positiva e neste aspecto, a autarquia tem feito alguma coisa e movido as suas influências. Todavia, há que olhar também para os poucos jovens do concelho. A Câmara tem que apostar neles, pois caso contrário o futuro para estas terras é cada vez mais sem perspectivas. Há que divulgar e incentivar o gosto pela nossa terra e termos orgulho pelas nossas raízes.Há que apostar numa política para a juventude.Considero que a obra de Mons. Pinheiro Marques "Terras de Algodres" deveria ser muito mais divulgada pelos nossos jovens. Porque não a Câmara oferecer esta obra aos jovens que entram no secundário?
Um óptimo 2008 para o meu amigo e restante família, são os votos do figueiroenese JPClemente

Amaral disse...

Al Cardoso
Depois de um ano a divulgar e a criticar, bem como elogiar, a sua terra espero que em 2008 continue a fazê-lo.
Desejo-lhe um Ano Novo cheio de realizações a todos os níveis.
Abraço

Tiago R Cardoso disse...

Um prazer ver um local onde se vê alguém que gosta tanto da sua terra.

Um Feliz Ano de 2008, que seja o realizar de todos os seus desejos.

Tiago

Teresa Calcao disse...

Happy New Year,Al!!!!!!
:)

Magno disse...

Uma das valências de saúde já criadas por parte de privados, refere - se ao lar de idosos no concelho, uma estrutura que tem qualidade, ao nível dos melhores do país!
Votos de um Bom Ano de 2008!

ANTONIO DELGADO disse...

Caro AL Cardoso,

É com muito apreço que venho, sempre que posso, visitar este blog também regionalista como o Ecos. E será escusado dizer o quanto admiro o seu afan pelas sugestões e criticas, todas elas construtivas, para o bom desenvolvimento da SUA TERRA. Já por varias vezes disse e volto a afirmar: há um enorme trabalho para fazer, em prol das culturas locais e este seu espaço é um bom exemplo disso. Oxalá 2008 permita manter este seu espirito e felicito-o para que o ano novo seja prodigo em sucessos pessoais e com muita saude. Assim será, sem duvida, mais facil enfrentar qualquer dificuldade.

Um forte e fraterno abraço .
António

Anónimo disse...

Não tem nada a ver mas o amigo AL Cardoso concorda :-)
Tambem acho que td a gente saudável devia dar sangue!

Eu comecei hoje e quero ver se continuo, como dadora...Já vi vezes de mais o filme de familiares ou conhecidos precisarem de sangue e de não haver na hora...

Dêem Sangue pessoal!
Não custa nada :-)

Bjs

quintarantino disse...

O nosso projecto NOTAS SOLTAS deseja que o ano lhe esteja a correr de feição.