terça-feira, abril 28, 2009

Brasoes de Familias "D'Algodrenses"! (I)

Pedra de Armas dos Magalhães, (mal representado) Costa, Silva e Cabral. Com elmo virado a sinistra e timbre dos Cabral!

Vou passar desde esta entrada a divulgar uma parte do "nosso" património arquitectonico, que são os brasões das familias "nobres" d'algodrenses, existentes em relativa quantidade, no concelho "D'Algodres".

Em minha humilde opinião, muitas destas familias não só contribuíram para muitas coisas boas, pelas nossas bandas, em passados já longínquos. Mas também foram as grandes culpadas, do atrazo e marasmo que o nosso município atravessou, e que nos terá feito perder literalmente o comboio e o progresso, que mais tarde veio, mas que muitos poucos já serve, pela continua deserticacao humana das nossas terras!

Hoje vou mostrar-vos o brasão de Maria Lutengarda da Costa Corte Real e Silva Cabral;
Era irmã de José Bernardo da Silva Cabral; primeiro Conde de Cabral, naturais da vila de Fornos e irmãos do Marques de Tomar. Este José Bernardo, foi deputado varias vezes e Ministro da Justiça, nos vários governos presididos pelo seu irmão; António Bernardo da Costa Cabral, durante o reinado de D. Maria II.

Este brasão esta colocado numa pequena mas bonita casa oitocentista, que creio já nem pertence a família, situada junto a Igreja da Misericordia, da vila de Fornos, na Rua Marques de Tomar.

A titulo de curiosidade, esta casa que foi recentemente classificada, e identificada por "Casa Brasonada do Largo da Misericordia"!, Não havendo nessa classificação nada que faca referencia a família que a edificou, o que e pena e só denota desconhecimento!

5 comentários:

João Paulo Lopes Clemente disse...

Amigo Al. Cardoso!
Por vezes, aqueles que mais têm e mais deviam lutar pelo progresso da terra que nos viu nascer, são os últimos a faze-lo.Infelizmente, vive-se muito do "status" oco.
Um abraço amigo
JPClemente

Magno disse...

Famílias ilustres do Concelho é algo que faz parte do nosso atraso cultural e de mentalidades.
Que de ilustre fizeram pelo concelho???
Que empregos e riqueza criaram?
Que meios naturais preservaram, do nosso concelho?
Que divulgação turistica fizeram?
Que ideais defenderam em nome da liberdade de escolha?
Os solares são patrimonio do concelho disso concordo plenamente, agora em vez de estarem fechados poderiam servir de atractivos turisiticos, como pousadas, museu os lares isso sim criaria emprego e riqueza.
Seja lá qal seja a familia e estracto social venham desde que se invista, crie riqueza, seja privado, dinâmico e inovador é sempre bem vindo.
Abraço,
Magno

Anónimo disse...

Venho agradecer o post que colocou no blog da adrc PENAVERDENSE.
Já agora informo que naquele plantel existem alguns jogadores de fornos de algodres e o Treinador também é de Fornos de Algodres.Por isso o abraçio algodrense faz todo o sentido.
Saudações Fornenses.

Susana Falhas disse...

Olá!
Descobri o seu blogue por acaso. É de louvar a iniciativa em dar a conhecer a cultura e a realidade da Beira Interior. Eu também procuro fazer algo semelhante com o blogue das Aldeias Históricas de Portugal.

Mas como Portugal não se resume apenas à beleza existente nestas aldeias, estou a dinamizar uma blogagem colectiva sobre "A aldeia da minha vida" para os dias 9 e 10 de Junho, a propósito das comemorações do dia de Portugal.

Haverá um prémio para a melhor postagem.
Venho por este meio convidá-lo a participar para dar a conhecer a sua aldeia ou localidade que acha merecer divulgação e visibilidade.

Para participar basta enviar um email:

aminhaldeia@sapo.pt

e seguir os passos presentes no blogue:

www.aldeiadaminhavida.blogspot.com

Conto com a sua participação!

Um abraço, Susana

PMNeves disse...

Embora sem grandes comentários da minha parte, tenho passado assiduamente (começa a ser viciante) para ler as últimas sobre a nossa terra. Aproveito também para dar os parabéns pela iniciativa e desejar que continue por muitíssimos anos. Entretanto, e sem qualquer sentido comercial, compartilho convosco mais um sinal da desertificação a que fomos jogados e que vem na sequência do sentimento expresso neste artigo. Bem haja.


http://www.lardocelar.com/imobiliario/classificado_detalhe.jsp?orig=0&id=30475&pesqflag=true#