segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Seia 2011, PRIMEIRA FEIRA REGIONAL DO "QUEIJO DA SERRA"


Sera neste Sabado dia 5 de Marco que se realizara em Seia, a primeira "Feira Regional do Queijo da Serra". Esta feira vem substituir, as que os municipios individualmente realizavam, e uma ideia ja ha muito apontada, pelo presidente de camara de Fornos de Algodres, que felizmente se concretiza!
Eu tambem sempre tenho defendido, que a marca "Serra da Estrela" deve ser defendida em conjunto, pois so assim pode ser efectivada, uma verdadeira divulgacao da serra e dos seus productos, em que o queijo e dos mais importantes.
Desta feita Gouveia, Seia e Fornos de Algodres, que por sua vez compoem a comunidade municipal da serra da Estrela, uniram esforcos e propuzeram-se a realizar este evento regional, que este ano sera em Seia, para o proximo sera em Gouveia e em 2013, em Fornos de Algodres.
Tanto quanto sei vao estar presentes cerca de 200 productores dos tres municipios envolvidos e, o evento vai ser complementado com varias actividades culturais e gastronomicas de Seia, Fornos de Algodres e Gouveia com a presenca de bandas filarmonicas e grupos de musica popular regionais.
Na area gastronomica, do municipio de "D'Algodres" estara presente a "Confraria da Urtiga" a servir aos visitantes iguarias confecionadas com esta planta. E uma area nova e por muitos desconhecida, mas que proporciona coisas muito boas! (digo porque ja comprovei)
Aproveitem um fim de semana maior e venham ate a "Serra da Estrela", assistam a "Feira do Queijo" em Seia e passem tambem a conhecer, as coisas boas dos outros municipios, vivendo o fim de semana do "Entrudo" (Carnaval) na regiao!

6 comentários:

aluap disse...

Sim Sr.! Felizmente parece que o “seu sonho” al começa a ser real. Eu também sempre defendi que os municípios vizinhos, com as mesmas afinidades, deveriam agregar o que nos une e não procurar divisionismos. Hoje, dia 02, no meu concelho, realizou-se a 28.ª Feira/Festa do Pastor e Queijo da Serra, no Mosteiro, Penaverde. Não sei se é por se realizar nesta freguesia e não na Vila de Aguiar da Beira, esta feira tem merecido muito pouca atenção. Nada é divulgado, nem a feira, nem o queijo, artesanato ou cantares.A mim custa-me pensar que há este divisionismo mesmo dentro do concelho, mas é a nossa triste realidade :(
Desejo os maiores êxitos para este evento regional e Parabéns pela data escolhida (fim de semana do Entrudo).
Um abraço forninhense

João Paulo Lopes Clemente disse...

Caro Al.Cardoso!
Tomei a liberdade de colocar o link deste post no meu blog.
Todos somos poucos na publicitação de tudo aqui de bom que vai ocorrendo pela nossa terra.
Um abraço amigo

aluap disse...

Caro al,
Passei por aqui para lhe desejar um bom carnaval ou como se diz nas nossas terras um bom Santo Entrudo e também para lhe dizer que hoje, por volta das 11h, na rádio RFM foi noticiado esta feira regional. Foi para mim um orgulho, acredite.

Um abraço de amizade

Anónimo disse...

Pois foi mais uma feira do queijo da serra!Não dei por ela,tirando um cartaz publicitário que a anunciva,passou-me totalmente ao lado,estou totalmente de acordo que os municipios se unam para defender os nossos produtos,que se criem novos eventos para dinamizar a nossa terra, se for em intercambio com os Conselhos vizinhos era óptimo, mas acabar com uma feira anual que precisava sim era de ser dinamizada para
criar outra de 3 em 3 anos não creio que seja esse o caminho! Quem não se lembra das feiras do queijo de á 10 ou 15 anos atrás,se calhar estou a ser saudosista.
Desculpem é a minha opinião pessoal
Desculpem esta é a minha opinão pessoal

Al Cardoso disse...

Caro Anonimo:
Creio que a principal razao para a uniao entre os tres municipios, tera muito que ver tambem, com a conjuntura economica, pois assim em conjunto, pode-se realizar uma feira de maior envergadura com menos meios.

Mas so com uma verdadeira uniao entre todos os municipios productores, se pode alcancar a realizacao de uma grande feira a nivel nacional, ou ate internacional.

Ha no entanto uma coisa que eu nunca entendi, como e que por exemplo Celorico da Beira, consegue realizar um evento de tres dias sem ter que se unir a ninguem e, nos nem um de um unico dia!

No entanto esperemos que esta experiencia resulte e que daqui a dois anos, tenhamos na nossa terra uma enorme feira!

Unknown disse...

Olá Albino
Penso que a tua resposta ao anónimo está bem argumentada. No entanto continuamos a lutar para que algumas mentes fechadas não façam tanto mal à Nossa Terra. O Queijo Serra da Estrela precisa de uma divulgação Nacional e Internacional (nos EUA o exemplo do CC Os Serranos). Mas já este ano a organização promoveu este néctar em Lisboa(centro da capital e Parque das Nações além da Bolsa de Turismo -BTL2011 e no Porto. A Feira Regional do Queijo Serra da Estrela será nos próximos anos um verdadeiro sucesso. E já agora Fornos de Algodres não fez nem um dia, porque há acordos a cumprir com o certame principal.Um abraço
Álvaro Melo