segunda-feira, junho 20, 2011

IV Encontro de Amigos de Fornos e seus Bombeiros!


A acentuada desertificacao, que tem acontecido um pouco por toda a "provincia", principalmente a partir de meados do seculo passado, mas mais ainda no seu ultimo quartel, que em municipios como Fornos de Algodres, se traduziu na perca de metade da sua populacao. Originou a fixacao de populacao daqui originaria, em varios paises e, na regiao litoral do nosso, principalmente na zona de Aveiro e na de Lisboa naturalmente!
Tendo em conta essa realidade, os corpos dirigentes da Associacao Humanitaria dos Bombeiros Voluntarios de Fornos de Algodres, tem promovido encontros anuais, de naturais e amigos do nosso municipio.
O proximo que ja e o numero quatro, vai ser no domingo dia 26, no quartel dos Bombeiros de Paco de Arcos, na zona de Lisboa.
Porque estes encontros tem a finalidade de estreitar os lacos entre os "D'Algodrenses" e seus amigos, enquanto contribuem para ajudar a Corporacao Fornense, humildemente queria pedir a quantos me lerem e lhes seja possivel, para participarem neste encontro.
A animacao e a gastronomia estao garantidas e, sera um dia dedicado a quantos, na area da grande Lisboa sejam naturais e gostem da "Terra de Algodres".

Bem Vindos e Bem Hajam.

6 comentários:

Luis Bento disse...

Tudo bem.Será que só existem fornenses em Lisboa?
É de lamentar que não tenha sido feito um levantamento dos fornenses que vivem no distrito do Porto.

Al Cardoso disse...

Caro Luis:
Embora nao esteja seguro, creio que estes encontros foram iniciados, por iniciativa de alguns naturais residentes na zona de Lisboa.
Estou convencido que caso alguns naturais residentes no Porto e arredores, tiverem a mesma iniciativa, esta sera muito bem acolhida pela direccao dos Bombeiros!

Um abraco dalgodrense.

Luis Bento disse...

Amigo Al Cardoso
Um abraço.
Quanto às iniciativas,penso que não é bem assim.Basta ver o cartaz,para se verificar que a iniciativa é dos B.

Autor do Blog disse...

Sr. Luís Bento,
tanto o Sr. como o Sr. Albino têm razão nos seus comentários.
Não deixa de ser verdade que a organização desta iniciativa pertence à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, no entanto o Sr. Albino tem razão no seu comentário quando afirma que o 1º Encontro de Fornenses e Amigos dos Bombeiros, foi iniciativa de alguns residentes na região de Lisboa, que sugeriram à Direcção desta Associação a realização do mesmo.
A Direcção decidiu arriscar e dada a elevada participação dos nossos conterrâneos, desde aí tem feito anualmente este encontro de angariação de fundos.
Agrada-me registar que o encontro deste ano contou uma vez mais com cerca de uma centena de participantes.
É certo que não há Fornenses só em Lisboa e que esta Associação necessita de todos.
Recebemos com agrado a sua opinião, a qual em breve, penso possamos debater.

Abraço a ambos,
André Pereira

AJUDAR OS BOMBEIROS É UM GESTO DE SOLIDARIEDADE!

Magno disse...

Amigo Al,
Observando os dados do INE as noticias não são nada animadoras para Fornos de Algodres, bem como para todo o distrito da Guarda.
Em 2001 Fornos tinha:
- 5626 Habitantes
Em 2011 Fornos tem:
- 4991 Habitantes
Perdemos em 10 anos: 635 Habitantes.
Apenas de positivo e que pode estar relacionado com o fenómeno da Emigração refere - se ao facto de o Número de Alojamento ter aumentado de:
- 2001: 3677
- 2011: 4063
Temos mais 386 novas habitações que pode ter sido positivo para o sector da constução civil no distrito da Guarda e Viseu.
Estes números não deixam de ser preocupantes, e mostra que actualmente o concelho apresenta infra - estruturas como nunca possuiu na sua história (Auto - Estrada, Rede de sanemaento, Intercidades etc.) Mas continua a carecer do principal INVESTIMENTO PRIVADO, E criação de emprego.
Abraço,
Magno.

Al Cardoso disse...

Caro Magno:
Fiquei chocado com esses numeros que me deixaram muito triste!

Um abraco ate breve.