quinta-feira, junho 02, 2011

Tribunais da Serra da Estrela!

Nao vejo nenhum mal, que cada autarca lute para trazer para o seu municipio, mais e melhor servicos, pelo que ate desculpo e compreendo o Dr. Amaro, Presidente da Camara de Gouveia, que deseje concentrar ai nessa cidade, todos os servicos judiciais da Comarca da Serra da Estrela, que engloba os municipios de Fornos de Algodres, Gouveia e Seia.
O pretexto dessa suposta centralizacao, e o facto de agora possuirem um novo edificio de tribunal, inaugurado recentemente.
Por principio sempre fui e continuo a ser, contra quaisquer centralizacoes, sejam elas nacionais, regionais ou sub-regionais e, essa e precisamente a razao de ser um regionalista convicto.
Mas se e pelo facto de Gouveia ter um novo tribunal eu entao rebato, e entao o de Fornos tambem nao e recente?
Nunca sera com centralizacoes, que os utentes dos varios servicos ficaram melhor servidos, e os servicos publicos entre os quais os tribunais, existem para servir os cidadaos ou nao, pergunto ao Dr. Amaro?
Espero que Seia, que devido a ser o segundo maior concelho populacional, do Distrito e o maior da Comarca nao va nesta cantiga, porque nos em Fornos por sermos muito poucos, pouca voz teremos, mas mesmo com pouca voz creio que nao nos calaremos!
Ja agora so quero lembrar, que esta reforma judiciaria foi feita por acordo entre o PS e o PSD, e pressupoe o nao encerramento de nenhum tribunal, mas sim a deslocacao dos magistrados de acordo com as necessidades de cada tribunal, espero que seja quem for que ganhe as eleicoes, se cumpram os acordos, porque este nao e um tipo de reforma, que se pode mudar so por se mudar de governo, ou sera!

4 comentários:

Idanhense sonhadora disse...

Pois é ,agora é que vai começar a maior confusão , tenho a crer . As comarcas de Idanha-a-Nova e Penamacor funcionam já como diz : o juiz da Idanha assiste ,quando necessário a Penamacor . Não é isso ?!
Saudações beirãs
Quina

aluap disse...

Caro amigo,
Sou de opinião que neste caso a centralização é útil, pois reduz necessáriamente custos. Se ela se deve concentrar em Gouveia, Seia ou Fornos é igual, agora o que é preciso é que tenha boas condições de trabalho (edifício), acessibilidades e meios de transporte. De qualquer modo, embora não tenha consultado o mapa judiciário, penso que qualquer dos Tribunais existentes não vão fechar.
Posso dar-lhe como exemplo o caso da Comarca da Grande Lisboa - Noroeste, que está concentrada em Sintra, e muito bem, aonde pertence Amadora e Mafra e nem o Tribunal da Amadora, como o de Mafra encerraram, apenas deixaram de ser Comarcas e passaram a ser Juiz 1, Juíz 2.......
Um abraço de amizade

Anónimo disse...

Será que ainda existem pessoas boas em Fornos de Algodres?
Pelo que tenho conhecido por ai parecem que as pessoas boas estão a morrer com os velhos do nosso concelho. O que é feito de paradigmas como pessoas honradas, honestas, com ética...
Tudo parece assombroso, perigosamente aldrabão e enganador do próximo. Nem que seja por uma única vez, existe sempre a opurtunidade de enganar mais alguém, sem se olhar nem a meios nem a fins.
Dizem que é genético, de familia, que está enraizado, não sei, não quero saber.... Pergunto o que mais aí vêm?
Tomei uma decisão desde há muito, vou fazer a justiça que mereço pelas minhas próprias mãos, em meu nome e da minha paz de espirito bem como daquelas pessoas que sempre dignificaram a honra do concelho.
Cumprimentos a todos os filhos de Fornos com valor, aos outros me aguardem,
António Almeida

Al Cardoso disse...

Caro Senhor Antonio Almeida:

Como sabe estou longe e nao sei a que se refere, mas eu sou cem por cento pela honestidade, pelo que caso tenha sido lesado por gente menos honesta compreendo-o. Sabe todas as terras sem excepcao, tem gente honesta e outra nem tanto, o que e pena, mas nos os que nunca prejudicamos ninguem, nunca podemo-nos concordar que assim seja.

Um abraco com votos de que possa resolver essa situacao.