segunda-feira, novembro 07, 2011

Por "Terras do Deus Mercurio" I

Venham conhecer a altaneira Freguesia de Infias, e participar no Primeiro Circuito, "Por Terras do Deus Mercurio".
Sobranceira a Vila de Fornos de Algodres e, a sensivelmente a 3 quilometros da A25, Infias e uma terra onde se tem encontrado muitos vestigios da romanizacao, na fachada da sua Igreja Paroquial existe uma pequena lapide dedicada ao; "Deo Mercvri"!
Mas ainda que nao venham participar neste circuito, podem vir ate nos na mesma, porque para alem da Igreja, temos um pelourinho, o edificio onde funcionou a Camara e Tribunal, com uma belissima janela do seculo XVIII, sepulturas escavavadas na rocha, o lugar da forca, cruzeiros de varias epocas etc, etc. Nao esquecendo as paisagens e vistas soberbas, sobre a parte norte da nossa "Serra", a Estrela pois claro!
Por alguma razao chamamos a nossa terra: "Varanda da Serra"!

7 comentários:

LSantos disse...

bela terra sim senhor!
a vista é maravilhosa!

falta saber onde comer e eventualmente, dormir

Al Cardoso disse...

Caro Luis:
De facto em Infias nao existe nenhum restaurante, nem nenhum hotel ainda! Mas esta em construcao final, um que tera tudo isso e tambem SPA, Termas e piscinas aquecidas.
Entretanto e a dois quilometros ou ate menos, existem bons restaurantes em Fornos de Algodres: "Abrigo das Courelas", "Unidos" "Casa da Praca" "O Pote", pelo menos, que posso recomendar.
Para dormir existe um Hotel do Inatel em Vila Ruiva, a cerca de 8 quilometros, O "Solar dos Cerveiras" em Juncais a 6 quilometros e varias casas de turismo de habitacao.
Pode ter mais informacao aqui:
www.cm-fornosdealgodres.pt

Um abraco e venha sempre.

LSantos disse...

assim a malta que queira ir conhecer, já sabe que pode estar há vontade, para comer e dormir, pois espaço e vistas não faltam!

Idanhense sonhadora disse...

Viva Cardoso , de facto as nossas Beiras são uma maravilha ...Um dias destes vou passar por aí ,pois já há muito que não o faço .Agora diga-me : para além da inscrição não há nenhuma história ligada ao deus Mercúrio ?
Saudações beirãs
Quina

Al Cardoso disse...

Cara Quina:

Como estou longe, nao sei muito desta organizacao, para alem da informacao que vem no cartaz. Estou convencido que esta prova foi assim intitulada, pelo facto de na "nossa" igreja existir uma lapide romana em honra a esse "deus"!
E uma lapide pequena que passa quase desapercebida a leigos, encontra-se no lado esquerdo do portal da igreja!

Um abraco dalgodrense.

aluap disse...

Aproveito para felicitar os organizadores do circuito e pela escolha do nome da prova, se essa lápide passa quase despercebida penso ser uma boa forma de muitos conhecerem mais um pedaço de história.
Desejo-lhe um óptimo dia de S. Martinho, ele que foi um viajante, que possa trazer à freguesia de Infias muitos viajantes.

Um abraço amigo

Anónimo disse...

Certo!!!
Boa escolha!!!
Por acaso sabem quanto gastou a Junta do "nosso" para "desorganizar" tal prova????
Só me resta riiiiiiiiiiiir de... de "rídicuuuuulo"!!!! Tretas!!! Muiiiiiiitas tretas!!! Sobretudo de vós que não estais cá!!!!!!!