terça-feira, fevereiro 14, 2012

II Feira regional do "Queijo Serra da Estrela"

Neste Domingo de "Entrudo", como se dizia nos meus tempos, ou  de "Carnaval", como se diz presentemente, vai realizar-se em Gouveia, a II Feira Regional do "Queijo" Serra da Estrela, uma organizacao conjunta, dos Municipios de Gouveia, Fornos de Algodres e Seia.
Este evento pode servir de pretexto, para uma visita mais prolongada a regiao da Serra da Estrela, mas mais principalmente a sua encosta norte e, ao vale do Rio Mondego.
O Queijo da nossa regiao, que foi classificado recentemente, como uma das "7 Maravilhas da Gastronomia", ja tem a sua qualidade reconhecida tanto em Portugal, como ate nalguns paises estrangeiros, e se e verdade que se produz em varios municipios, posso afiancar-vos que do melhor, se pode encontrar precisamente nestes tres municipios, e tambem em Celorico da Beira, onde tambem tem a sua feira neste fim de semana.
No municipio de Aguiar da Beira, que tem uma parte, incluida da regiao do Queijo da Serra, a feira anual vai realizar-se na povoacao de Mosteiro, freguesia de Penaverde, no proximo dia 29 de Fevereiro.
Por todo este grande vale do Rio Mondego, existem muitos motivos de visita, como Dolmens do Neolitico, Castros das idades do bronze e ferro, Estradas, Pontes e outros legados romanos, Castelos e Igrejas medievais, Pelourinhos, Solares medievais e barrocos, Paisagens e ares puros, Natureza e rios despoluidos, Etc, Etc!
Venham ate esta regiao, provem e comprem o saboroso "Queijo", os "Enchidos" e outros productos regionais, apreciem o nosso artezanato, e nao darao o tempo por perdido.
A SERRA DA ESTRELA, O RIO MONDEGO e as suas gentes, esperam-vos com a sempre afavel hospitalidade serrana!

7 comentários:

aluap disse...

É verdade que na nossa região (e acho que mesmo em todo o país) o Entrudo é o nome correcto para o que se denomina agora de Carnaval, mas temos de estar actualizados, embora sem deixar de recordar e manter as memórias.
Este ano não, mas quero para o ano que vem dizer que vou estar presente na III Feira Regional e visitar e provar tudo o mais que houver!

Abraço

Al Cardoso disse...

Cara Paula:
Como tambem eu la nao posso ir este ano, quem sabe nao nos encontraremos la no proximo de D*us quizer!

Um abraco e um "santo" Entrudo!

Idanhense sonhadora disse...

Que a feira corra muito bem e que apesar dos pesares ,(também não não vou à nossa Beira !!)consigam ter muitos participantes .
Ab.
Quina

Al Cardoso disse...

E e pena, ja sao menos duas a alegrar a Feira/Festa, a ver se combinamos para o ano!

Um abraco e um santo "Entrudo" para a Idanhense tambem!

aluap disse...

Então fica combinado, combinarmos... e no ano que vem se Deus quiser lá nos encontraremos.

Outro abraço e um "Santo Entrudo".

Idanhense sonhadora disse...

E por aqui estou desterrrada ...Esperemos que para o ano tudo seja diferente .Vamos tentar
Um "santo Intrudo "!!!com um abraço ,
Quina

Magno disse...

O Queijo è uma beleza, pena é os agiotas que se aproveitam desta gastronomia local para lucrarem a seu belo prazer...