sexta-feira, abril 25, 2014

25 de Abril; dia da Liberdade!

Avenida 25 de Abril, Fornos de Algodres, Portugal!


Não pensem os meus amigos que sou contra as liberdades, e democracia, muito pelo contrario!
Sou e sempre serei se D*us me ajudar, defensor destes direitos e, ate porque sempre tenho levantado a minha voz, contra injustiças de varia ordem, tenho sido prejudicado, mas a minha consciência não me acusa de nada!
Mas muito mais que estes direitos, temos também deveres de cidadania, e não devíamos de liberdade passar a "libertinagem" e da democracia que devia ser o mais pessoal possível, passar a uma partidocracia, que rege e se governa, e, nos tem desgovernado nestes 40 anos!
Um povo, ou uma pessoa livre, só o será quanto tiver meios de viver, (não sobreviver) sem ter que baixar-se ou vergar-se, com servilismos e subjugacoes de qualquer ordem. E enquanto não formos livres de dizer não e continuar-mos a ter medo de falar, como medo de represálias, nunca seremos verdadeiramente livres!
A minha querida terra de Algodres, sempre foi uma terra muito conservadora, (no mau sentido do termo) muito boa gente tinha e continua a ter medo de falar, porque há sempre alguém que tem alguns poderes, e com esses quer sempre impor a suas ideias, e vontades!
Este "blog" que tem muitos leitores felizmente, tem tentado manter aqui um meio independente dos poderes, em que se pode expressar opiniões sem restriccoes de qualquer forma, (com a excepção de descortesias) foi durante muito tempo completamente aberto e ate sem moderação. Infelizmente e porque há sempre gente que pensa, que se não fores por mim és contra mim, (como se as coisas fossem assim tão lineares) tentou prejudica-lo e deve ter dado ordem, para aqui ninguém comentar.
"Mudam-se os tempos e mudam-se as vontades", como dizia Camões, mas há coisas que e muito difícil mudar, e aparentemente não mudam! E tal apregoada liberdade parece que teima a não se impor, e o medo impera, coisa que já devia ter terminado com 40 anos de suposta liberdade!
E um paradoxo, mas ate a relativamente nova; "Avenida 25 de Abril", em Fornos de Algodres, ate a pouco estava nas condicoes, que se podem ver na fotografia, (espero que já esteja de melhor saúde).

Faço votos que todos tenham tido um bom feriado, e que as liberdades de reunião e de expressão, sejam cada vez mais arreigadas, e que a verdadeira democracia "pessoal" seja cada vez mais presente.

5 comentários:

Carlos de Matos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
aluap disse...

Caro amigo,
Quero dizer-lhe que como passei uns dias na minha terra natal e lá a Internet não é veloz, não sendo possível comentar em alguns blogues, deixe-me agradecer aqui o ‘post’ com os bolos de azeite do blog dos forninhenses que, por acaso, são da senhora minha mãe. Se calhar por isso os leitores deste seu blog não comentaram ;) portanto, como vê este ‘post’, para mim, assenta que nem uma luva, pois não só tenho também levantado a minha voz contra injustiças de várias ordens e por tal tenho sido prejudicada, como também no blog dos forninhenses alguns leitores tentam prejudicá-lo a ponto de lá não comentarem. São tal os cucos. Ocupam o ninho dos outros deixando os ovos como se fosse em sua casa, mas adiante…há coisas que é muito difícil mudar. Como dizia alguém: E preciso mudar o mundo, e depois mudar o mundo mudado.
Felizes os que têm a clarividência das coisas, pois decerto são quem melhor notam que a única vantagem de pertencer à União Europeia parece ser a livre circulação de pessoas e bens no espaço dito comum. Ah! e a moeda única.
Comemoram o Dia da Liberdade como a morte de um sonho…esquecem os portugueses que sofreram uma guerra colonial sem sentido, todos os presos políticos, e todos os militares envolvidos na Revolução de 1974.

Um abraço meu.

XicoAlmeida disse...

"Não pensem os meus amigos que sou contra as liberdades, e democracia, muito pelo contrario!
Sou e sempre serei se D*us me ajudar, defensor destes direitos e, ate porque sempre tenho levantado a minha voz, contra injustiças...".

Completamente solidário consigo.
Receba um abraço.

Al Cardoso disse...

Bem hajam amigos; Xico, aluaP e Carlos, pelos vossos comentarios.

Um abraco de amizade forninhense.

Al Cardoso disse...

Os comentarios foram removidos a pedido do comentador, para que conste!

O administrador.