quarta-feira, abril 19, 2006

UM EXEMPLO A SEGUIR

A haver alguma virtude na criacao da Comunidade das Beiras, por parte de alguns concelhos do Distrito da Guarda e Castelo Branco, foi o facto de ter sido decidido, que a centralizacao dos orgaos dequele ja defunto organismo, ficariam situados nos mais pequenos municipios integrantes.

Ja se sabe que e suposta "regionalizao", criando as Grandes Areas Metropolitanas e as Comunidades Urbanas, nao vai vigorar. Pelo que o que eu sugeria aos autarcas, que vao constituir a futura Regiao da Beira ou do Centro, era que olhassem para este exemplo e ver, se nao faria sentido usar o mesmo criterio, deslocando os servicos, pelos mais pequenos concelhos, da futura regiao.

Talvez com isso se consegui-se estancar ou ate reverter, o despovoamento das nossas gentes do interior beirao, para o ja tao povoado litoral. Talvez por ser tao simples e evidente, esta medida nao ira ser implementada, no entanto aqui fica um exemplo a seguir.

6 comentários:

Luisa Hingá disse...

Obrigada pela visita. Vim assim que possivel, pq eu sou de Castelo Rodrigo.

O Micróbio II disse...

Não dês o facto já como consumado ainda a regionalização vai no adro... :-)

Al Cardoso disse...

Pois caro Microbio, o mais provavel e que caindo este governo, volta tudo a estaca zero, por essas e por outras e que continuamos a atrazar-nos em relacao ao resto da europa.
Sera o nosso destino?

Anónimo disse...

Os Planos Regionais de Ordenamento do Território (PROT), já foram iniciados, julgo eu. Para os menos informados direi que é uma figura jurídica de ordenamento do território, entre os PDM e o PNPOT.
Dir-se-á que a bola já está no relvado da desconcentração de poderes.
Ao alto da Serra do Pisco chegam os odores perfumados duma hipotética regionalização.
À Serra da Lapa continuam a chegar odores da transpiração dos que não param de trabalhar e não acreditam que algum benefício esteja a chegar.
Assim seja!

Al Cardoso disse...

Faco votos Rei Mouro que se engane e, que alguns beneficios cheguem. a esperanca e a ultima a morrer.

arte disse...

Parece-me uma medida de dificil execução.O poder central fará a sua oposição..Arte por um Canudo 2