quarta-feira, maio 10, 2006

AQUI d'ALGODRES

AQUI d'ALGODRES


NOVOS COLONOS OU POVOADORES

Muito se tem falado ultimamente, ate ja foi tema no programa "Pros e Contras" da RPT, das novas colonizacoes, neste caso focando muito mais as familias brasileiras, que tem vindo e, continuaram a vir para Vila de Rei e, resultando viram para outros concelhos, do nosso "interior" cada vez mais desertificado.
Nao sou contrario a vinda de imigrantes para o nosso pais, pois eles como eu tambem, vao buscar a pais estranho, aquilo que a patria mae lhes nao deu.
O que me choca mais e, isto passa-se com uma grande maioria dos brasileiros, e o facto de virem para Portugal, com a intencao de usar a nossa terra como trampolin, para seguirem para o resto da Europa. (e so ver o exemplo do futebol)
Espero enganar-me e que estes imigrantes, que vem para Vila de Rei, fiquem por la, que sejam honestos e que contribuam tanto para o nosso pais e, para aquele concelho, como a grande maioria dos imigrantes portugueses, tem contribuido para os paises onde se radicaram.
Creio que estes novos colonos, vem com subsidios de fundos publicos, entao eu so queria fazer uma pergunta: Porque razao se nao utilizam esses fundos, para dar incentivos a que gente portuguesa, ou nao, que vivendo junto ao litoral, tantas vezes nao tem trabalho, vivem em condicoes deploraveis e com condicoes melhores, se poderiam mudar para o interior.
Talvez ninguem se quizesse deslocar, mas valia apena tentar, pois dentro de meio milhao de desempregados, provavelmente facilmente se encontrariam 60 familias, para aquele concelho beirao.
Ou sera que os governantes desta triste nacao, lhes interessa mais promover a imigracao, que ja vai em meio milhao so de legais, em vez de arranjar solucoes para os naturais?
Nesta lista de ajudas poderiam e deveriam estar incluidas, as gentes que ainda vivendo no interior, tem tendencia por falta de trabalhos, e por outras razoes, que este governo continua a criar, a deixa-lo brevemente.

2 comentários:

Bel disse...

A mim parece me sre um jogo de interesses nada mais. Há cá muitos emigrante scheios de filhos há muitos portugueses que não s eimportavam d eir para vila de rei com as mesmas condições. Há algo mais por detras de uma cortina de boas intenções

Al Cardoso disse...

E isso precisamente que eu creio, esperemos os proximos episodios.