quarta-feira, agosto 23, 2006

FOGOS FLORESTAIS e detencoes

Li hoje no Diario XXI, (jornal diario da Beira Interior) que foram detidas 29 pessoas com suspeita (ou certeza) de fogo posto, Para mim nao e novidade nenhuma, pois todos quantos fora das grandes cidades vivem, sabem que a grande maioria de incendios tem origem em actividade criminosa.
Parece que so os legisladores instalados nos seus confortaveis gabinetes, tendem a procurar noutras causas as origens dos incendios.
Acabo de regressar das nossas terras, devido a assuntos de forca maior e logo no primeiro dia da minha estadia, me deparei com o maior incendio no meu municipio no decorrer deste ano. Percorreu o territorio de tres freguesias e iniciou-se junto as casas da minha terra natal, so nao tendo atingido proporcoes mais aflitivas para as habitacoes devido ao facto do vento felizmente estar na direccao oposta.
Poderia nao ter sido criminoso, mas fica sempre a duvida.
Tambem estranhei e estranho, o facto dos orgaos de comunicacao, estarem a batalhar no facto terem reduzido para cerca de 800, os incendios a semana passada, pudera, com a chuva que caiu a partir do dia 15.
E uma tristeza tentarem desculpar o (des)governo para este estado de coisas, quando decretam a limpeza das matas e ardem principalmente as nacionais! Que tipo de governo e este! Como pode ter credibilidade e obrigar os particulares a limpar as suas pequenas florestas, quando as florestas nacionais estao no estado em que estao.
Eu ja sabia que nao seria com a legislacao recente, que o assunto seria resolvido (vejam o meu "post" do dia 11 de Julho).
Mas infelizmente os burocratas das cidades pensam que tudo se resolve com decretos e leis, que quase nunca sao cumpridas, nem por eles. Leis temos talvez das melhores, mas se nao sao cumpridas para que servem?
Ca fico a aguardar o resultado destas detencoes, embora por experiencas passadas delas nada espero, a nossa justica e o que todos sabemos e, estes suspeitos seram declarados iniputaveis porque sao declarados "malucos"; porque sera que aos doidos so lhes da para fazer mal? Nao tentemos desculpar o indesculpavem, mas isto digo eu que nao sou advogado.
Enquanto tudo isto se passa, vejo cada vez mais a minha regiao a transformar-se num deserto, ate de gente.
Eu que gracas ao Criador tenho um excelente panorama desde a varanda da minha casa, a partir do dia 8 tenho-o muitissimo mais negro, que horrivel ficou a macha negra do ultimo incendio.

2 comentários:

Anónimo disse...

courelassports.blogspot.com


mais um link a adicionar :)

Anónimo disse...

Temo que essas detenções sejam inconsequentes, excepto se os detidos tiverem fraca “condição social”.
Queria apenas deixar uma pequena nota que poderá animar o debate. Sabe-se que as florestas (do estado inclusive) não são limpas, apesar de estarem instituídas brigadas de sapadores florestais nas limpezas. O que muita gente não sabe é que Portugal devolveu a Bruxelas dinheiros do FEOGA (muitos milhões e para quem não sabe são fundos europeus para a agricultura) que o nosso governo tinha disponíveis e não teve a capacidade de colocar ao serviço de todos nós. E esta !?!?

Orgulhosamente Beirão!