sexta-feira, janeiro 26, 2007

A Serra da Estrela e as placas sinalizadoras!!!

Monumento aos Pastores e Queijeiras, em Fornos de Algodres, com a "Serra da Estrela ao fundo.

Ja ha dois dias seguidos, que leio no jornal diario; "Diario XXI", e no semanario; "O Interior" que as gentes do Sabugueiro e do concelho de Seia em geral, se encontram desgostosas e com razao, pela falta de placas sinalizadoras da Serra da Estrela, nas saidas de Viseu e de Celorico, na nova A25.

Concordo plenamente e creio que sao necessarias, pois todos quantos venham do litoral e do Norte, nao tem nenhuma identificacao acerca das melhores saidas para a "Serra".

So estranho em todo este processo, que as pessoas so se preocupem com elas e nao vejam este tema globalmente. Passo a explicar; para alem de entradas menos importantes, a Serra da Estrela tem quatro entradas principais, pela Covilha e por Manteigas, via A23, e por Seia e Gouveia, via A25.

Ora se as gentes de Seia acham que estam prejudicadas, deviam ver esta falta de placas mais globalmente, vendo que se e verdade que serao necessarias placas em Viseu e Celorico, tambem essas mesmas placas sao necessarias em Mangualde e Fornos de Algodres, dando entrada a "Serra" por Gouveia.

Tambem sinto estranheza, em nao ter ainda visto o autarca de Gouveia, reclamar as placas tambem.
Ja tenho neste "blog" falado em cooperacao entre os varios municipios e, principalmente a falta dela, este e mais um caso em que cada um so pensa em si e no seu concelho.
E que triste e tudo isto!!!

16 comentários:

Anónimo disse...

Caro Al Cardoso; passei mais uma vez pelo seu interessante blogue para apreciá-lo e deixar o desejo dum bom fim-de-semana para si.

avelana disse...

cada um por si , afinal...

Bom fim de semana e boa neve na serra.
Parece que en Fornos nevou a valer, segundo noticias frescas ...

Pete disse...

Cada um gosta de puxar a brasa à sua sardinha. Se trabalhassem em conjunto era mais benéfico para todos.

Um Abraço e bom fim-de-semana.

a d´almeida nunes disse...

Cooperação, AL?
Cada autarquia tenta desenrascar-se como pode e está-se marimbando para a cooperação!
E em tempos de vacas magras parec que ainda é pior. Há que nos agarrarmos ao osso e tentar escapar com ele o mais depressa possível, não venha algum esfaimado querer algum bocadinho!
É assim, mas não devia ser, esta vida!
Um grande abraço
António

Anónimo disse...

falou em varias saidas e a saida de CHAS DE TAVARES que da acesso a Gouveia pela estação de caminho de ferro da mesma??????????????????????????????????
Chãs de Tavares tem só a melhor saida de toda a A25, sabia?????????

Anónimo disse...

wxy H2O: saímos em Chãs de Tavares em direcção a Gouveia - Serra da Estrela... e deparamo-nos com uma estrada de outros tempos, perigosa, esburacada, mal sinalizada...

Masoquismo não, obrigado!

Al Cardoso disse...

Cara VXY:

Creio que o comentador a seguir lhe deu a resposta correcta, mas tambem concordo que deveria haver uma placa nas Chas de Tavares. Eu so me referi a Mangualde e a Fornos, por terem estradas um pouco melhores, e mesmo essas a necessitar de requalificacao.
O que eu quiz referir foi que Tanto os de Seia como os da Covilha, pensam que sao as unicas entradas para a "nossa Serra"!!!

morffina disse...

De Viseu, continuo a ir por Seia. Mas, de facto, ao sair no nó de Viseu / Nelas (A25), depara-se com uma sinalização para continuar na A25 em direcçaõ a Mangualde, com uma placa castanha dizendo "Serra da Estrela", quando o melhor caminho (para mim), alguém me corrija se tiver errado, é via Nelas e Seia, para os que vêm do litoral e de Viseu. Sim ou não?

Abraço
MF

Unknown disse...

É claro que com maior e melhor cooperação autarquica se combateria a desertificacao do interior! Espero que um dia remem todos para o mesmo lado...
1 abraço amigo Al Cardoso

Anónimo disse...

AMIGO AL CARDOSO UM ABRAÇO AMIGO E DE GRANDE APRECIAÇÃO PELO TEU BLOGUE. A ESTAÇÃO ESTÁ IGUAL. UM ABRAÇO GRANDE DO AMIGO VITOR PINTO

Moura disse...

E todos os caminhos vão dar...à Serra da Estrela! Quando há neve é um tormento subir até à Torre ao fim de semana...
A minha estratégia é sempre ir na sexta de tarde ou sábado de manhã... e costumo ficar nas Casas do Cruzeiro, no Sabugueiro! Anoitecer ali e acordar ali é fantástico...silêncio e paz que não se encontra em mais lado nenhum. Qualquer dia faço uma série de posts sobre isso... já que tenho fotografias em número razoável do último fim de semana que lá passei.
Um abraço

Anónimo disse...

Cooperação? Em Portugal? Pois...
Devia haver, devia...

Eu de Viseu vou por Gouveia...

Abraço!

Aladdin Sane disse...

... (para quem não está muito familiarizado) o acesso por Gouveia permite-nos desfrutar de uma paisagem mais bonita que o de Seia. E permite-nos visitar o Vale do Rossim.

Greetings!

Al Cardoso disse...

Ola Victor:

Finalmente a "malta da terra comeca a dar sinais de vida!!!

Um abraco para ti e para toda a familia, no verao iremos ver-nos se D*us quizer.

Neoarqueo disse...

A questao é mesmo essa: os autarcas vivem tão perto uns dos outros, mas o olhar para os seus umbigos distrai-os e não conseguem enchergar que toda a "região" ganharia com a união deles. Eles, os autarcas só se unem desde que dessa união haja um subsidio estatal qualquer; doutra forma: nada.

Unknown disse...

É com a maior felicidade, com a maior das honras e o maior dos orgulhos que declaro oficialmente aberta a votação para as 7 Maravilhas de Vila Viçosa.

Esta é uma organização do Terras de Mármore que está a ter o apoio do blogues individuais dos autores do Terras de Mármore: A Interpretação do Tempo, Calipole - Vila Viçosa - Princesa do Alentejo, INFOCALIPO, Intervisão, O Restaurador da Independência e Tomar Partido; assim como dos blogues e sites Calipolenses: Daniel Moreira, Grupo Desportivo Bairrense, Neste Meu Alentejo, O Blog de São Romão, O Calipolense Taurino e o Partido Socialista de Vila Viçosa.

Contamos também com o apoio oficial da Associação Juvenil Doutor Jardim e do Grupo Desportivo Bairrense, assim como estamos actualmente em contactos com a Câmara Municipal de Vila Viçosa, Junta de Freguesia de Conceição e Junta de Freguesia de São Bartolomeu, tendo-se mostrado bastante interessadas em cooperar connosco.

Da lista original de 61 monumentos do Concelho de Vila Viçosa, chegam agora à votação final 21 monumentos. Estão representados Vila Viçosa, Pardais e São Romão, não tendo Bencatel nenhum representante nesta lista final. São 21 monumentos que poderão encontrar detalhadamente na barra lateral deste blogue, clicando em cada um para poderem aceder à sua descrição e às suas imagens. Após ter escolhidos os seus 7 monumentos preferidos, envie um e-mail para orestaurador@gmail.com ou terrasdemarmore@sapo.pt indicando o seu nome, a sua localidade e os 7 monumentos que acha que merecem que sejam consagrados como as 7 Maravilhas de Vila Viçosa. Tarefa dificil, nós sabemos.

Cada pessoa poderá apenas votar uma vez, e os resultados das 7 Maravilhas de Vila Viçosa irão ser divulgados no dia 7 de Julho de 2007, em simultâneo com as 7 Novas Maravilhas do Mundo e com as 7 Maravilhas de Portugal. E falando em 7 Maravilhas de Portugal, já votou no Paço Ducal de Vila Viçosa para as 7 Maravilhas de Portugal? Se ainda não o fez, aproveite para votar no site das 7 Maravilhas de Portugal.

Iremos também ter mais iniciativas no âmbito das 7 Maravilhas de Vila Viçosa e das 7 Maravilhas de Portugal que iremos divulgar aqui e nos blogues de apoio atempadamente. E todos vós estão desde já convidados a participar!

Vila Viçosa terra de tradições, história e património, une-se deste modo à votação do Paço Ducal de Vila Viçosa para as 7 Maravilhas de Portugal. Uma das mais belas vilas de Portugal, fulcral no decorrer da história de Portugal, sendo o Rei Restaurador da Independência, D. João IV, natural de Vila Viçosa, assim como muitas outras personalidades portuguesas como D. Catarina de Bragança, Florbela Espanca, Henrique Pousão, Públia Hortênsia de Castro, Bento de Jesus Caraça, Martim Afonso de Sousa Cristóvão de Brito Pereira, D. Constatino de Bragança, Artur Bívar, Túlio Espanca, Nuno Portas entre muitos outros... Venha até Vila Viçosa e faça o roteiro das Maravilhas de Vila Viçosa, visite os 21 candidatos e depois vote nos 7 candidatos seus preferidos. Verá que não se irá arrepender, pois como se canta em Vila Viçosa "... e não há tenho a certeza, terra com tanta beleza, como tem Vila Viçosa!"

Deixo-vos agora a listagem dos 21 finalistas:

* Anta dos Apóstolos (Pardais)
* Capela Real
* Castelo e Torre de Menagem de Vila Viçosa
* Convento dos Capuchos
* Convento e Igreja da Esperança
* Convento e Igreja das Chagas
* Convento e Igreja dos Agostinhos
* Estação Ferroviária de Vila Viçosa
* Estátua Equestre D. João IV
* Fonte da Praça (antiga Fonte do Carrascal)
* Igreja de Nossa Senhora da Lapa
* Igreja de Nossa Senhora da Piedade
* Igreja de São Bartolomeu
* Paço Ducal de Vila Viçosa
* Pelourinho de Vila Viçosa
* Ponte Romana
* Porta do Nó ou Porta da Vila
* Porta dos Nós
* Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
* Tapada Real
* Terreiro do Paço

Senhoras e Senhores, os Monumentos estão lançados, podem começar a votar!!!