Provavelmente muita gente conhece, o brazao do municipio de Fornos de Algodres, mas o que provavelmente poucos conheceram, o brazao da freguesia, que engloba a totalidade da vila e bem assim a povoacao de Fornos Gare, a parte norte da povoacao da Ponte Nova e uma imensidade de Quintas (infelizmente muitas ja abandonadas).
Entao aqui esta: Neste brazao esta muito bem representada, a provavel origem do toponimo "Fornos" e tambem a geografia e a riqueza da terra!
Na parte superior um cacho de uvas brancas, simbolizando a apetencia agricola e ate viticola desta terra; Ao centro dois fornos de cozedura, havendo os simplistas a dizer que era de "pao", enquanto outros mais coerentes, afirmam que eram de cozedura ceramica ou ate de cal.
Na parte inferior trez cursos de agua: "Rio Mondego", Ribeira da Canharda" e Ribeira de Cortico"; Que sao os cursos de agua que delimitam a freguesia
E e porque este brazao, bem representa a freguesia de Fornos de Algodres, e que eu gostaria de chamar a atencao a quem de direito, para a talvez possivel e ate desejavel, modificacao do brazao concelhio, pois nao ha nele nada, que reflita a origem, a historica, ou os monumentos no nosso municipio.
5 comentários:
A maior parte das vezes olhamos para os bazões dos municípios e não percebemos nada...
Ora aqui está uma explicação para o de Fornos...
Um abraço
Olá!!
Bigado pela visita!!
Adorei ficar a saber um pouco da história de Fornos de Algodres!!!
Parabéns!!
Tudo de bom!!
:)
Uma explicação excelete sobre o brazão e um bocado mais de história sobre a sua terra.
Um abraço e bom carnaval.
Bonito brasão. Um abraço para o maior divulgador da História do Concelho de Fornos de Algodres, terra de Menano, rouxinol de Coimbra.
Ora... lá estão os fornos a aquecer o brasão... :-)
Enviar um comentário