Ja ha algumas decadas atraz, realizavam-se integradas nas celebracoes do "Dia de S. Miguel", (feriado municipal) algumas actividades que vinham dar mais vida e trazer mais gente a vila de Fornos; Dentro delas quero destacar a "Feira Franca" e o "Grande Premio das Vindimas".
Como aparentemente o programa deste ano ainda nao esta completo, queria sugerir aos organizadores que se poderia incluir nele a "Feira Franca", e ate reeditar o sucesso da inclusao do comercio local neste certame, a exemplo do que aconteceu nas passadas festas da "Senhora da Graca".
Este ano o feriado municipal calha num sabado, como calculo que sera transferido para sexta ou segunda feira, e uma excelente oportunidade, para a realizacao de um fim de semana com varias actividades, dinamizando ao mesmo tempo o comercio local e ate regional.
Voltando a falar do Grande Premio das Vindimas, porque razao nao reata-lo, ou organizar alguma prova no genero, que poderia dar vida e relevo concelhio a este inicio do Outono.
8 comentários:
Normalmente os feriados municipais são para enaltecerem, atravéz de algum evento, aquilo que é mais significativo há numa terra. e não se deve de perder essa tradição ou habito. Porque de algum modo é nesse dia que aquilo de mais significativo emerge.
Um abraço
António Delgado
As suas sugestões são óptimas.
Oxalá sejam ouvidas / lidas por quem de direito....
Um abraço
Cumprimentos Al Cardoso.
O amigo é um individuo que está sempre na busca incessante de formas para o melhorar da sua terra, os meus sinceros parabens.
um abraço
E viva os Feriados! :-D
E viva tambem o Vitória de Guimarães! :-) :-) :-)
Abraços do Sul
Também aqui perto, em Penela
se celebra o S. Miguel. Quandop era pequeno lembro-me de ir a essa feira e da quantidade enorme de ozes que aí se vendiam.
Um abraço.
Duas ideias me vieram à memória. O dia 29 de Setembro, S. Miguel, quando havia agricultura, era uma data de mudança na partilha das águas de rega.
A outra ideia é a do feriado de Fornos de Algodres passar de sábado para sexta ou segunda-feira. Há tempos fiz uma «sugestão» de que todos os feriados, dada a índole do nosso povo, deviam ser festejados na quinta ou na terça feira mais próxima, porque assim davam origem a uma ponte!!! Restava se o dia calhava à quarta-feira e a solução seria ser antecipado para a terça-feira, vale mais um pássaro na mão do que dois a voar, e a quita pode vir ou não, porque muitos morrem na véspera e o mundo pode entretanto acabar!!! Com tal decisão, o Governo seria reeleito!!!
Um abraço
Sempre Jovens
Ola Cardoso.
O rio Tavares é hoje a ribeira da Canharda, que separa os concelhos de Mangualde e Fornos de Algodres; o rio Aviade é o rio Ludares, um pequeno rio que divide os concelhos de Mangualde e Penalva do Castelo.
um abraço desde terras de tavares
Penso que seria importante de facto renovar esta festa! Aprecio bastante a ideia do grande prémio das vindimas...
abraço amigo Al
Enviar um comentário