terça-feira, agosto 14, 2007

"FESTAS DA VILA"! - Fornos d'Algodres (Nossa Senhora da Graca)


Embora um pouco em cima da hora, nao poderia deixar de referir, que se realizam ja neste proximo fim de semana (dias 17, 18, 19 e 20) as "Festas da Vila de Fornos" em honra de Nossa Senhora da Graca, e antes de mais convidar todos os leitores, para visitarem as "Terras de Algodres" nestas alturas que sao de ferias para muita gente.

Seguidamente quero referir e louvar, uma inovacao nestas festas, facto que tive conhecimento atravez do blog do meu amigo Alexandre: http://opinarparavancar.blogspot.com/ .

Pois acontece que o municipio, (organizador da parte profana das festas) decidiu convidar a titulo gratuito, todos os comerciantes concelhios, a exporem e comercializarem os seus productos, no recinto das festas (Mercado Municipal).

Naquele blog fazia tambem o amigo Alex, referencia ao facto de que devido a que nesse mesmo fim de semana, decorrerem festas de muito mais vulto a nivel regional, (Trancoso e Viseu por exemplo) as festas de Fornos tem perdido alguma assistencia e ate prestigio!

Isso que o meu amigo referia ja eu o tenho notado ha alguns anos, e tenho-me interrogado do porque, tenho chegado a conclusao que isso tem acontecido pelos factos referidos, mas tambem pela falta de inovacao.

Pelo que embora sejam ideias para um futuro, aqui deixo algumas dicas que provavelmente deveriam ser equacionadas ja para o proximo ano:


I - Deveria ser pensada uma nova data para estas festas, para nao coincidirem com outras regionais. Quem sabe se nao teriam mais relevancia, se fossem realizadas no quarto fim de semana de Setembro, como o foram por muitos anos!

II - Creio que seria de interesse concelhio, se as festas deixassem de ser "Festas da Vila", passando a ser "Festas Concelhias" ou "Municipais" envolvendo nelas todas as freguesias. Que seriam convidadas a expor as suas particularidades no recinto.

III - As festas deveriam realizar-se no espaco entre dois fins de semana, e caso passassem a ser em Setembro, deveriam coincidir com o feriado municipal englobando nelas as celebracoes de S. Miguel, sendo reatada tambem a Feira Franca, que se chegou a realizar nessa altura.

IV - Deveriam ser convidados, todos os estabelecimentos comercias a abrirem as suas portas aos fins de semana e durante as primeiras horas da noite, dando a Camara o exemplo, abrindo extraordinariamente tanto o Posto de Turismo, como o CHIAFA (Museu Arqueologico).

V - Dentro no ponto II, mas ja na parte religiosa deveria-se declarar a Nossa Senhora da Graca, como padroeira do municipio, pois alem de Fornos esta invocacao da Virgem e a patrona das freguesias de Vila Ruiva, Sobral Pichorro e Fuinhas e como Senhora das Gracas em Figueiro da Granja, havendo ainda uma capela com a mesma invocacao no Casal Vasco pelo menos.
Seriam entao convidadas todas as freguesias, a participar nas celebracoes e procissao solene, com um andor da invocao mariana de mais devocao em cada uma delas!

Estas simples ideias nao envolveriam muitos gastos financeiros, trariam decerto mais gente e renome as nossas festas, mas fundamentamente fariam com que as freguesias se sentissem mais unidas a vila!



8 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo post amigo d'Algodres.

Boas festas e veja lá se conseguem a sua padroeira!

Mário Relvas

a d´almeida nunes disse...

Quer dizer, temos que ser nós, os que saem da terra natal, para mourejar por outras paragens, a dar as dicas para as autoridades locais se porem a pensar e a actuar!
É assim em todo o lado!
Às vezes nem dá para perceber porque é que não há ninguém que se mexa para fazer algo de útil.
António

Maria disse...

Eu penso que a questão se prende com o facto de Agosto ser o mês em que os emigrantes voltam a Portugal, e então todas as terrinhas fazem as suas festas, procissões e romarias, tão do agrado de quem vive 11 meses no estrangeiro...

Um abraço, daqui

Agnelo Figueiredo disse...

Olá Cardoso.

"Creio que seria de interesse concelhio, se as festas deixassem de ser "Festas da Vila", passando a ser "Festas Concelhias" ou "Municipais" envolvendo nelas todas as freguesias."

Pois... Eu subscrevo.
O problema é que aí, tal como aqui, deve predominar a lógica do "meu quintalzinho". Coisas muito antigas que ninguém quer ver desaparecer.
Depois, naturalmente, ocorre a inevitável dispersão e o menor brilho e dimensão de cada evento.
É assim...

Unknown disse...

Amigo Al, considero que todos as suas ideias deveriam ser, se não seguidas, pelo menos encaradas com uma possibilidade...

Discordo apenas do primeiro ponto, uma vez que, talvez devido ao facto de desde que nasci as festas se realizarem por esta altura, não considero benéfico alterar para a altura do São Miguel. Isto porque julgo que muitos emigrantes também vêm de férias para o seu concelho, e gostam de festejar aquela que não sendo oficialmente a padroeira de Fornos, pelo menos tem o dom de o ser simbolicamente.

1 abraço e parabens pelo post

Unknown disse...

ola amigo Cardoso
e que estas festas ontinuem a ser aquilo que são, bestiais
um abraço e bom fim de semana

Magno disse...

Amigo Al,
Dei uma perninha à nossa terra prepositadamente para participar, com o comercio local nesta iniciativa!
Concordo com o que disse, apenas acrescento, que se existisse maior associativismo empresarial por parte de privados o próprio concelho sairia beneficiado!
È de uma mente aberta e inovadora que este concelho precisa!
Saudações Fornenses
Magno.

ANTONIO LOPES disse...

SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS DE 2010: LUCAS & MATHEUS, LÉO & LEANDRO, AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON E BANDA CORAÇÃO SERTANEJO. Consultem os sites: www.lucasematheus.com, www.leoeleandro.com.pt e www.ivason.com. Contactos: ANTÓNIO LOPES 913729192 / 960195669 / 224041482 / e-mail: antonio.alproducoes@gmail.com. Cumprimentos.