Recentemente e integrada na "Festa do Queijo da Serra", foi inaugurada uma mais rapida ligacao, entre a rotunda do cemiterio, na vila de Fornos d'Algodres e o no da A25. Primeiramente quero congratular todos quantos estiveram envolvidos nesta construcao, pela rapidez em que ela foi executada, a seguir referir alguns pontos sobre outras futuras ligacoes terrestres, que espero sejam iniciadas e concluidas com a rapidez que esta foi!
Estas estradas que se encontram em ideia, pois nem plano ainda existe, (creio) ja ha muito sao necessarias e reclamadas pelas gentes do "Pe de Serra", mas como sao obras nacionais dependem sempre das vontades politicas dos governos e, ate das autarquias envolvidas.
Uma delas que e a que pode dar mais impacto nas "nossas terras" e o IC7, que ira substituir em parte a antiga estrada nacional 17; a velhinha e tao nossa conhecida "Estrada da Beira"!
Aqui ha uns poucos meses atraz, houve uma reuniao entre as camaras de Oliveira do Hospital, Seia, Gouveia e Fornos com o governante que tutela as estradas e, por maioria chegou-se a acordo, de que entre o pacote das estradas a construir estaria esta IC7, entre Oliveira do Hospital e Fornos de Algodres.
O unico municipio discordante foi o de Gouveia, porque provavelmente desejava que a estrada lhe passa-se mais perto da "cidade", contra-argumentando que a melhor solucao era a construcao de tuneis na "Serra da Estrela"!
Se e verdade e isso mesmo o afirmou o Presidente de Fornos recentemente, que a maioria estara a favor dos tuneis, essa opcao por ser muito dispendiosa provavelmente nao sera contemplada em tempos futuros, mas mesmo que o fosse, so iria fazer diferenca em relacao a ligacao entre Seia e Covilha, pelo que nao compreendo a objeccao de Gouveia ao IC7.
Espero ardentemente que estas pequenas "tricas", nao continuem a emperrar a construcao das tao necessarias ligacoes entre a autoestrada e a "Serra" e, que a constituicao da recente uniao, entre os concelhos de Gouveia, Seia e Fornos de Algodres, seja um grande passo para que o concenso seja atingido rapidamente!
Ja agora e embora sabendo, que ninguem provavelmente dara nenhuma atencao a esta minha ideia, a construcao da futura IC7, era uma boa oportunidade para a correccao de um erro cometido, quando quando foi requalificado o extinto IP5 e transformado em A25. Era um novo no que fizesse a ligacao tambem a Estrada Nacional 330 e aoIC7. Com isto matava-se dois coelhos com um "cajalada", dava-se uma boa ligacao a Gouveia e resto da "Serra" e servia-se muito melhor os concelhos a norte de Fornos; Aguiar da Beira, e Sernancelhe pelo menos e, uma grande parte e outros.
Que me dizem os meus amigos, principalmente os regionais?!
7 comentários:
Também faço votos para que essa ligação se faça o mais rapidamente possível, pois quanto melhor forem os meios de comunicação, mais possibilidade de desenvolvimento exise para as terras do interior.Quanto a uma nova ligação à A25, considero que foi um erro não se ter construido aqundo a construção da mesma. Figueiró da Granja, Muxagat, Fuinhas; Vila Chã, Queiriz, etc. e os concelhos a norte só ficariam a ganhar com isso. Esse facto poderia ser uma mais valia para investir nessas freguesia.Provavelmente há regras a cumprir! No entanto eu verifico que aqui no Norte, A4, A29 há saídas muito perto umas das outras!É verdade que a camada populacional é maior, todavia os nosso contarrâneos também têm direito! Penso que os nossos políticos locais já chegaram a essa conclusão e já fizeram pressão para que isso aconteça. Não sei.
Há que fazer chegar a quem de direito essa desejo dos habitantes destas freguesias!
Um abraço amigo
JPC
A adaptação dos velhos troços de estrada às necessidades actuais, aliado a uma boa dinâmica de inovação e investimento é a meu ver uma boa hipotese.
Veja - se a Nacional 330, que entre Juncais (Fornos de Algodres) e Aguiar da Beira alterou - se e criou - se maiores condições de segurança, rapidez para quem aí transita.
Criar novos itenerários, ao nível da construção de túneis, apesar de ser dispendiosa a medida esta só fará sentido como o meu amigo disse e bem ligando a Covilhã a Seia, no entanto deve - se ter em conta toda a diversidade local e o impacto ambiental que esta obra trará, e de que forma se deve minimizar os seus efeitos.
A meu ver as estradas da beira devem ser requalificadas ou seja aproveitar o que já existe, anular os eternos S, e contracurvas, bem como as descidas mais perigosas e fazer com que estas passem em volta das freguesias, onde a circulação é sempre mais condicionada, devido às condicionantes locais.
A Nacional 330 actualmente a meu ver é um bom exemplo.
Gostaria de saber se Amigo Al concorda, ou a seu ver a sua experìência nos EUA ao nível de conhecimento rodoviário, têm outras alternativas que se adaptam à Serra da Estrela?
Abraço,
Magno.
Espero que todos esses investimentos se concretizem enquanto há gente a viver nessas regiões e não venham a servir apenas para os do litoral transitarem para Espanha e irem ver o interior.
É necessário criar condições para quem aí vive e que também passam pelas ligações rodoviárias.
Um abraço.
Em todo o lado o espírito de quinta e não a defesa dos reais interesses das populações. Lamentavelmente, de todo o dinheiro que veio da União Europeia, só se viu as estradas, para o resto nem uma gota de desenvolvimento. Agricultura = zero; Indústria = zer0; pescas = zero; formação profissional (a sério) = zero. Ficaram somente as estradas e as portagens, claro. Boa semana.
O que interessa é que haja uma rede viaria que agrade a "gregos e troianos" e não a habitual retórica para o "inglês ver".
Abraço
Paulo
Muito obrigado pela sua visita, da minha parte será sempre bem recebido. Do mesmo modo colocarei um link mencionado o seu blog (que visitarei na medida do possível).
Cumprimentos,
P.A.Cabral
por falar em novas ligações rodoviárias, seria interessante alguém falar sobre a vergonha em que está transformada a estação de camionagem!
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