Instituicoes criadas pelo "Estado Novo", as Casas do Povo, foram durante os ultimos tempos desse regime, utilizadas para de certa forma apoiarem o meio rural e ajudarem na constituicao do sistema de seguranca social dos agricultores.
Na vila de Fornos a construcao deste edificio na decada de sessenta do seculo passado, veio para alem da funcao social atraz referida, originar o renascimento da banda filarmonica, que aqui re-iniciou a sua actividade como "Banda da Casa do Povo de Fornos de Algodres", tendo atingido nos anos a seguir um excelente renome, por todo o Distrito da Guarda e nao so!
Que pena, um edificio relativamente recente e de boa arquitectura, se encontrar praticamente abandonado, desde que foram construidas novas instalacoes para a seguranca social, e desde que a banda passou para a alcada de uma outra associacao, que foi o comeco da sua morte!
Sera que este edificio nao tem nenhum prestimo futuro?
Sera que nunca mais veremos a "nossa" Banda actuar?
Sera que alguem sabe e nos pode responder?
9 comentários:
Acho interessante a opinião que deu sobre as antigas casas do povo. Assim sendo, concorda com a ideia de publicar o post no Noticias de Fornos de Algodres, na secção de "Correio de Leitores"?
Fico a agurdar uma resposta..
Cumprimentos
Al Cardoso
Passei para desejar uma boa semana e deixar aquele
Abraço
Caro Noticias...:
Pode publicar desde que indique a origem.
Um abraco dalgodrense.
De facto hoje Fornos possui espaços físicos para se realizarem múltiplas actividades e até serem sedes de vários organismos. É necessário chegar ao povo e ser este a preencher esses espaços.Urge encontrar meios que façam com que as coisas surjam de baixo para cima e não o contrário.Para isso é necessária uma certa humildade a quem lidera.
Um abraço amigo
A nossa "Casa do Povo" graças a Deus continua no activo, graças principalmente à nossa Tuna...
Abraço
passei por aqui blog voz do Goulinho. GOSTEI
As Casas do Povo, em algumas aldeias chegaram a ser ATL, e infantários, como foi o caso de Maceira nos anos 80.
Muitas serviram de salão de casamentos e batizados, outras ainda são a sede de algumas juntas de freguesias.
Com a população mais idosa, e falta de emprego, as casas do povo podem servir como centros de dia para idosos e criar centros de inclusão social, desta faixa etária.
Também as casas do povo são por vezes usadas como meios para propaganda politica, e mostra de espéctaculos culturais.
No entanto com o crecente decréscimo populacional no nosso concelho, bem como no distrito da Guarda.
Pelo andar da carruagem, as casas do povo ficaram cada vez mais fechadas ao "povo" razão da sua existência...
Abraço,
Magno.
as celebres casas do povo!!! ainda hoje consulto com frequência umas publicações editadas por esta altura denominadas de "mensário das casas do povo". nestas publicações descrevem-se os quotidianos de trabalho e de lazer desta época. interessante para quem se interessa!!!
um abraço amigo
Depois duma longa ausencia por motivo de um familiar, volto à blogosfera e venho saudar este sempre excelente blogue e desejar boa semana com tudo de bom.
Enviar um comentário