segunda-feira, fevereiro 02, 2009

O tempo e os ditos populares!

Contra as "evidencias" dos tecnicos do tempo e de muitos outros cientistas, mais parece que o nosso planeta em vez de aquecer esta e a arrefecer!
Este inverno neste nosso hemisferio, esta a ser um dos mais severos de que ha memoria, ate em lugares mais ou menos calidos, como e o caso da parte mais baixa ou "terra quente" do nosso municipio, tem assistido a quedas de neve, que nao deixando de ser bonito e o contrario de que usualmente acontece nos invernos, vai ja umas boas dezenas de anos.
Ora isto fez-me vir a lembranca, um dito que era comum noutros tempos, em que as pessoas, mais do que ligar aos metereologistas, (e nem os havia) regulavam-se pelo saber de experiencias feito, ligando-o normalmente a feiras ou festas religiosas.
Dizia-se entao, que os "castelhanos" afirmavam que nao podiam vir a Portugal:
Enquanto nao passa-se, a "cega" (Sta. Luzia) de Trancoso, o "coxo" (Sto. Amaro) das Fuinhas e o "engasgado" (S. Braz) de Juncais.
Ora hoje dia 2 de Fevereiro e precisamente o dia da festa canonica de S. Braz, pelo que a partir deste dia, os "castelhanos" todos os outros espanhois e todos quantos desejem, podem ir ate as "Terras d'Algodres", pois o pior tempo ja tera passado! Sera?

3 comentários:

Amaral disse...

Al Cardoso
Hoje comemora-se o dia de Nª Srª das Candeias. Antigamente era mais visível a sua comemoração.
Boa semana
Abraço

Al Cardoso disse...

De facto caro Amaral, alem de ser dia de S. Braz, tambem se celebra neste dia Nossa Senhora das Candeias.

Um abraco.

João Paulo Lopes Clemente disse...

Caro Al.Cardoso!
Na verdade não conhecia essa sabedoria popular relativamente ao tema em questão.Receio que muitos desses ditos populares se esqueçam!
Um abraço amigo