segunda-feira, agosto 17, 2009

Agosto e Setembro em Festa, por terras "D'Algodres"


Pois e, ainda que com um pouco de atrazo, passo a informar todos os leitores, e a convidar os nao residentes a visitar a "nossa" regiao, aproveitando as nossas festas tradicionais, que se realizam durante todo ano, mas especialmente nestes meses, pois sao meses em que muita gente se encontra de ferias:


E ja neste fim de semana, dias 20, 21, 22, e 23, que festeja a santa de maior devocao dos "fornenses" (Na. Sa. da Graca) e se realizam as festas da vila de Fornos de Algodres. Festas, que eu gostaria, que um dia se transformassem em "festas concelhias"! Na realidade a Senhora da Graca, tem templos em algumas freguesias e a varias invocacoes marianas, sao veneradas nas restantes. Mas isto e provavelmente uma maluqueira minha, coisas da idade, provavelmente!


Ja durante o mes de Setembro, realizam-se no dia 8 a romaria da Senhora dos Milagres na freguesia da Muxagata e, tambem uma outra festa da mesma invocacao em Maceira. No dia 16 e a romaria e feira, de Santa Eufemia, na freguesia na Matanca. A 29, (feriado municipal) festeja-se S. Miguel Arcanjo, na Muxagata e na vila de Fornos pois e o santo patrono, destas duas freguesias e a terminar o mes no ultimo fim de semana em Casal Vasco, realiza-se a romaria e festa em honra de Santo Cristo dos Loureiros: http://www.casalvasco.com/


Durante todo este tempo, esta a desenvolver-se um "roteiro pelo patrimonio arqueologico do concelho de Fornos de Algodres" promovido por um casal jovem, que decidiu fixar-se na minha aldeia natal e a que eu me referirei brevemente!


5 comentários:

antonio disse...

olá, há dias dei uma volta por esse concelho e gostei bastante pois apenas conhecia Fornos de Algodres. Vou voltar para uma visita mais demorada.
Cumprimentos

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Tozé Franco disse...

Olá.
Acabei agora de ser criado e preciso e gostaria de receber a vossa visita.
O meu nome é A+ e fico em:
http://a-mais.blogspot.com/.
Obrigado.

Anónimo disse...

www.povoeverdade.blogspot.com