quinta-feira, agosto 26, 2010

Cancao de Fornos II

A versao original da "Cancao de Fornos" da autoria do Dr. Antonio Menano e que foi gravada creio que nos anos trinta do seculo passado, tinha a seguinte letra:

Moro na vila de Fornos. (bis)
Meu oficio e padeira. (bis)
Tenho um coracao de trigo. (bis)
Moido na mo alveira. (bis)

Um abracinho bem apertado,
Matar desejos nao e pecado. (bis)
Nao e pecado, nao e nao, nao,
Um abracinho do coracao. (bis)

Adeus o vila de Fornos. (bis)
Arrasada sejas tu. (bis)
Ou de Cravos ou de rosas. (bis)
Nao te quero mal nenhum. (bis)

Um abracinho bem apertado,
Matar desejos nao e pecado. (bis)
Nao pecado nao e nao, nao,
Um abracinho de coracao. (bis)

A minha sincera e humilde homenagem, ao Dr. Antonio Menano e seus irmaos, que foram quem mais deu a conhecer a nossa terra, por todo o mundo e, foi quem primeiramente gravou, o "Fado de Coimbra".

Na sua e nossa terra natal, ficaria muito bem, um monumento aos Drs. "Menano". Digo eu que nada sei!

5 comentários:

Anónimo disse...

Fica aqui o desafio ao Albino, para que lance na Internet uma petição a favor da construção de um monumento ao Dr. António Menano.

Al Cardoso disse...

Caro Anonimo ao Anonima:
Nunca gostei de desafios e nao sou jogador, a mim nao me compete fazer nenhuma peticao, em favor de nenhum monumento, nem este nem qualquer outro. Ate porque como deve saber eu nem resido ai, pelo que uma peticao dessas, teria que iniciar-se com alguem que esteja em contacto com as populacoes, ai e na disaspora!
Foi so a expressao de um desejo meu, mas caso alguem tivesse essa iniciativa, provavelmente colaboraria com ela.
Mas tambem lhe digo, fazia muito mais sentido um monumento a ele, do que ao Sagrado Coracao de Jesus, ou Nossa Senhora de Fatima!

Um abraco dalgodrense.

aluap disse...

Um nome de Rua seria uma forma do seu nome ficar gravado na história do concelho. Um monumento ficaria para sempre a assinalar a sua passagem.

Um abraço de amizade

Al Cardoso disse...

Cara Aluap:
O nome numa rua ja existe, o monumento e que pelos vistos estara fora de questao, a menos que haja algum "mecena", mas como o municipio e pobre, duvido muito que apareca algum!

Um abraco de amizade dalgodrense

aluap disse...

Começo por referir que desconhecia a existência de uma Rua com o seu nome, talvez por ser useiro e vezeiro os municípios não homenagearem devidamente, quer através de monumentos, quer através de simples nome de Ruas, figuras públicas históricas do nosso passado!
Quanto à edificação de um monumento ao Dr. António Menano ou outros Drs. "Menano" (tal como referido) sou de parecer que não é apenas uma questão de €€€€, pois não foi no seu município que em anos bem recentes se inauguraram monumentos religiosos em lugares públicos? Porque em vez de gastar num monumento à Nossa Senhora de Fátima, essa verba não foi canalizada para um monumento ao Dr. António Menano, por exemplo? Lamentavelmente não é só no município D´Algodres que se fazem coisas destas, no meu e outros também se fazem. Eu até sou católica, mas não existe uma lei que separa a Igreja e o Estado?
Só posso deduzir que seja para que quem lá passe, se lembre de reflectir e levantar os olhos ao Céu e pedir ao Senhor: "PAREM DE FAZER COISAS DESTAS".

Um abraço forninhense