quarta-feira, agosto 04, 2010

O Municipio D'Algodres Vai Ser Mais Verde!

Ha trinta anos, ainda o municipio de (Fornos) D'Algodres, era verde todo o ano; as nossas serras e montes eram cobertas de pinheiros e oliveiras arvores que nunca perdiam a folhagem no inverno, e os nossos campos com varias cambiantes de verde na primavera e verao, onde imperava a videira, o milho a batata para alem dos pastos para as "bordaleiras" e "merinas mondegueiras" (as nossas ovelhas).
Infelizmente e devido na maior parte das vezes, a maos criminosas, a nossa floresta foi praticamente devastada pelos incendios, anos e anos a fio e, a agricultura tambem foi quase abandonada, o que veio a tornar a nossa terra mais pobre e mais feia!
Entretanto e porque os privados pouco fazem, decidiu direccao, da Associacao dos Bombeiros Voluntarios de Fornos de Algodres, tomar a iniciativa e ajudar a tornar novamente mais verde o nosso municipio!
Envolvendo vontades e esforcos de instituicoes ambientais e universidades, vao comecar eles proprios (os Bombeiros)  a plantar arvores, cedidas por varias instituicoes, pelo que nao se admirem de ver os nossos soldados da paz, com pas e enxadas a plantar arvores pelo municipio.
Tambem e de louvar, o facto das novas plantacoes serem de especies endemicas da regiao, onde pontuam o carvalho negral, o castanheiro, os pinheiros mansos e bravos, a cerejeira, o vidoeiro etc, etc.
Esta iniciativa encheu-me de alegria e vem dar-me muito mais esperanca para o futuro, quem sabe ainda poderei voltar a ver o meu concelho cheio de arvores, como ja o conheci durante muitos anos!
Parabens aos Bombeiros e a sua direccao!

2 comentários:

NS disse...

Excelente iniciativa!
Um abraço,
NS

aluap disse...

Mas que magnífica iniciativa.Que os nossos vindouros se deliciem também e que lutem pela perseverança da natureza.

Um abraço