domingo, janeiro 15, 2012

"Martele" S. Sebastiao, 20 de Janeiro!

Martir S. Sebastiao, Interior da Capela, Figueiro da Granja.
No dia 20 de Janeiro celebra a igreja catolica, o dia canonico da festa dos Santos Sebastiao e Fabiao.
O primeiro destes, e um santo muito venerado por toda a Beira, mas especialmente na "Terra de Algodres", aparecendo ate, como patrono de duas igrejas; a paroquial de Maceira e a outrora paroquial do Ramirao, presentemente rebaixada a qualidade de capela.
No entanto creio que nao existe nenhuma freguesia, no municipio de Fornos de Algodres, em que S. Sebastiao, nao tenha ou uma capela, ou a honra de altar nalguma igreja.
Na vila de Figueiro da Granja tambem existe uma pequena capela, na sua rua principal, em que este santo se venera. Outrora a capela era maior embora mais baixa e, era servida por uma escadaria que lhe dava acesso da antiga estrada, que teve fundacao romana, (Terras de Algodres, Pinheiro Marques) mas em 1881, com o inicio da construcao da mais tarde identificada por EN 330, e porque se encontrava junto deste trajecto, foi demolida em parte, foi-lhe dado mais pe de alto e demolido o adro e escadaria. Estou em crer no entanto, que o altar barroco devera ser o da construcao anterior.
Sera nesta capela e junto ao antigo pelourinho manuelino, tambem este removido do seu lugar inicial, devido a construcao da referida estrada, que se realizara neste proximo fim de semana, a muito antiga e tradicional festa, ao Martir. ("Martele", no dizer popular)
S. Sebastiao, e considerado o patrono dos militares, por ter sido ele um general romano, que foi martirizado, devido a ter aderido a fe crista.
Figueiro da Granja e uma terra muito simpatica, de gente muito acolhedora e que vos espera portanto de portas abertas, no proximo fim de semana.
Termino com uma quadra popular da nossa terra:

O vila de Figueiro,
Ja te podes chamar vila.
Tens o "Martele" a entrada.
E o S. Pedro a saida!

PS: Esta quadra ainda fazia sentido, na decada de 30 de seculo XX, em que era assim e, foi quando o Monsenhor Pinheiro Marqes a divulgou, actualmente a capela de S. Sebastiao, ja se encontra quase no meio da vila.

5 comentários:

aluap disse...

É verdade. S. Sebastião é um santo muito venerado na nossa região. É também patrono da Igreja e orago da freguesia de Dornelas, vizinha de Forninhos. Na nossa igreja é possível vê-lo no altar-mor e todos anos sai na procissão em honra de N. Senhora dos Verdes, dia 15 de Agosto. Nos anos 80 era dos andores mais bem conseguidos.
Na povoação do Mosteiro, freguesia de Penaverde também existe uma Capela de S. Sebastião e como bem sabe realiza-se a feira do mártir - a feira dos vinte - que é já na 6.ªF.
Pois é...pelas nossas bandas avizinha-se um FDS fértil em eventos.

Um abraço forninhense

Al Cardoso disse...

Cara Paula:
Claro que nao podia esquecer-me do S. Sebastiao do Mosteiro, e da feira anual dos 20!

Bem haja e um abraco.

alfacinha disse...

uma celebração maravilhosa

Idanhense sonhadora disse...

"Atão veginho , a festa correu beim ? Espero que sim e que Sã Sabastieum tenha dó de nós.
Muntas recomendaçons"
Quina

Al Cardoso disse...

Bem haja Idanhense Sonhadora, pela visita e pelas "recomendacons"!