sexta-feira, janeiro 13, 2012

Santo Amaro das Fuinhas!

Capela de Santo Amaro, Fuinhas, Fornos de Algodres.
E neste proximo Domingo dia 15, que se vai realizar a antiquissima e tradicional romaria e festa, de Santo Amaro, na freguesia de Fuinhas.
Este santo, muito popular na nossa regiao do vale do Mondego e planalto beirao, tanto quanto eu sei e venerado pelo menos na povocao de Muisela, freguesia de Antas, municipio de Penalva do Castelo e, no lugar do Santo, na freguesia de Fuinhas, municipio de Fornos de Algodres.
E considerado o patrono de doencas de ossos e principalmente das pernas, e esta e fundamentalmente a razao, porque se lhe costuma oferecer pernas e bracos de cera!
Talvez por isso muita gente em geito de brincadeira, costuma dizer quando vai a Santo Amaro: ..."Vou ao coxo das Fuinhas...."
Tambem e porque sendo esta festa, em meados de Janeiro, mes frio e de muitas variacoes climatericas, ha quem se refira a Santo Amaro com esta quadra:

Santo Amaro da Fuinha,
Quando nao chove, remuinha.
Quando nao remuinha, faz vento.
Em dia de Santo Amaro, nunca faz bom tempo.

Ja que estamos em brincadeira, vou tambem deixar-vos uma quadra jocosa, que me ensinou a minha mae: (desculpem-me os mais religiosos)

Santo Amaro, mae de D*us,
Filho da Virgem Maria.
Rogai a vosso bendito filho,
Por nos pecadores. Padre nosso, ave Maria

Bem sei que este frio convida mais a ficar em casa, mas se quizerem conhecer uma realidade diferente, vao ate a freguesia das Fuinhas, em Fornos de Algodres, este proximo Domingo.

3 comentários:

aluap disse...

Caro amigo,
Acabei de disponibilizar no blog dos forninhenses um Documento com informação sobre as 2 Capelas de Forninhos, sendo que em relação à dos Valagotes o pároco que assina a relação interroga-se quanto á invocação do Santo. Santo António ou Santo Amaro (?). Eu tanto quanto sei, sempre se venerou o Santo António nesta antiga capela, mas...dê uma olhadela e já agora gostava de saber a sua opinião.

Aquele abraço

aluap disse...

Olá caro amigo,
Se puder, passe novamente pelo blog e deixe este dito antigo referente ao Stº Amaro das Fuinhas ou outros;)

Um gdre Abraço

aluap disse...

Obrigada pela entrada lá no blog.
E era com estas pérolas, que o são realmente mesmo quando ditas em tom de brincadeira, que os antigos se orientavam.

Um bom fim de semana