segunda-feira, setembro 10, 2012

15 e 16, III Rota das Formigas e Santa Eufemia!

Este próximo Sábado e incluída nas "Jornadas Europeias do Património, vai-se realizar-se no Município de Fornos de Algodres, a III Rota das Formigas, (caminhada nocturna).
Terá o seu inicio em Casal do Monte, terra que na idade media, foi pertença da "Ordem Hospitalaria", onde se encontra uma capela romano-gótica e um Pelourinho manuelino. Passara por Queiriz, terra com vários achados romanos e com um bela igreja de fundação medieval. Em direcção a emblemática "Fraga da Pena" sitio arqueológico de interesse da idade do bronze.
Esta caminhada terá a presença e a orientação, do Dr. Valera, o arqueólogo que investigou e documentou este belo património arqueológico!
Preparem-se para viver algo diferente, mas marcante, que todos quantos a estes eventos já assistiram, recomendam vivamente.


No Domingo dia 16, realiza-se a tradicional e anual  feira e romaria de Verão, da Santa Eufémia, junto a povoação da Fonte Fria, na freguesia e antigo concelho da Matança.
Como e num Domingo será provavelmente bastante mais concorrida, no habitual desta romaria, não deixem de assistir a  chamada "romaria das ovelhas"!
A capela da Santa Eufémia, e dos edifícios religiosos do município, o que melhor conserva a sua traça original, para alem dos portais romano-goticos e interessante a cachorrada com formas morfo-zoológicas na sua capela mor. Situada num sitio ermo e um local a visitar, em dia de romaria ou não!

PS: A fotografia da romaria, foi adquirida no blogue: http://onovoblogdosforninhenses.blogspot.com bem hajam.

3 comentários:

aluap disse...

Conheço bem a capela de Santa Eufémia da Matança, pois até vir para Lisboa ía lá todos os anos, na 2.ª F de Páscoa e no dia 16 de Setembro. Tenho muito boas recordações desse tempo. Como dizia António Mourão na sua canção “Ó tempo volta para trás.”.

Aquele abraço!

Idanhense sonhadora disse...



Olá amigo Cardoso , belo roteiro esse , com muitas coisas do nosso património a chamar a nossa atenção .Deve ter sido uma bela caminhada ...
Espero que tudo esteja bem consigo , após as férias se já as teve .Eu estive 3 semanas pelas nossas Beiras que muito bem me fizeram .
Ab. Beirão

Al Cardoso disse...

Bem haja amiga Idanhense, e eu com uma pontinha de inveja saudavel, por nao ter podido la ir!

Um abraco dalgodrense.