quarta-feira, janeiro 09, 2013

Os Nossos Santos do Inverno!

Antigamente os "castelhanos" costumavam dizer:
"Enquanto não passar a "Cega" de Trancoso, o "Coxo" das Fuinhas e o "Engasgado" de Juncais, não se pode ir a Portugal, porque esta muito frio!

A "Cega" de Trancoso: Santa Luzia, dia 13 de Dezembro, já passou.
O "Coxo" das Fuinhas: Santo Amaro, será no dia 15, embora se festeje este fim de semana.
E o "Engasgado" de Juncais: S. Braz, será no dia 3 (ou 4, já estou confuso) de Fevereiro.

Quero convidar-vos a passar, pela ainda freguesia das Fuinhas, este fim de semana.

Logo a seguir no fim de semana de 19 e 20, temos em Figueiró da Granja a festa de S. Sebastião; o Mártir, ou "Martele" como diziam os antigos!

No fim de semana de 26 e 27, o mesmo S. Sebastião, celebra-se em Maceira, pois e o seu santo padroeiro!

Entretanto agendem; a festa e feira anual, de S. Braz de Juncais, creio que dia 3 de Fevereiro.


Aproveitando também, para deslocar-se a povoação do Cadoico ali ao lado, para adquirir os saborosos productos regionais; o "Azeite da Beira Alta" e os "Bolinhos de Azeite" que são uma delicia.

2 comentários:

aluap disse...

Hoje o factor tempo não tem comparação com o que fazia há 40 ou mais anos atrás. Portanto, os nossos vizinhos de “Castela”, digo, Espanha, e não só...podem vir nos meses de Inverno à nossa região. Ou melhor, podem aproveitar e ir já este fim-de-semana à festa de Santo Amaro, embora haja notícia de queda de temperatura para este fim de semana!
Boa lembrança a sua, em lembrar os nossos Santos de Inverno que, diga-se, dada a mudança de tantas festas religiosas para os meses de Verão até andam um bocado esquecidos pelo povo!

Um abraço meu. Paula.

Al Cardoso disse...

Realmente tem muita razao, houve muitas festas que foram mudadas para os meses de verao. Mas neste aspecto no meu municipio de uma maneira geral, continuam a celebrar-se as festas no proprio dia, ou aproximado no fim de semana. De louvar portanto estes factos!
Quanto ao frio tem toda a razao, os invernos ja nao sao o que eram!

Um abraco.