sábado, setembro 16, 2006

AS ESCOLAS DE PRIMEIRO CICLO

Ontem para surpresa minha, vi no jornal da tarde da RTP, uma reportagem acerca da escola de Juncais,(Fornos de Algodres) encerrada por falta de alunos, e, uma singular manifestacao com acurrentamento simbolico das criancas com pipocas.
Realmente foi cheia de imaginacao este tipo de manifestacao, so mesmo em Juncais!

Tendo essa escola unicamente sete alunos, em minha humilde opiniao, nao se justificara a sua continuacao. Mas o que se justificaria, era se concentrassem os alunos de Juncais, Vila Ruiva, Cadoico e Vila Soeiro do Chao, numa unica escola em lugar de transferirem todos os alunos para a sede concelhia.

Sei do interesse por parte da autarquia, na construcao de uma escola nova na vila, e para se justificar essa construcao, teram que ai concentrar-se todos os alunos do concelho. O que eu nao posso concordar e que se sacrifiquem todos os alunos das aldeias em beneficio dos da vila.

Pelos numeros do ano anterior, (provavelmente este ano serao menos) existiam nas aldeias do municipio, 113 alunos. Ora nao se justificando escolas com menos de 20 alunos, porque nao dividir esses alunos por 3 ou quatro escolas em vez de trazer-los todos para a vila?

Ja uma vez tinha sugerido, uma escola com todas as valencias na parte alta do concelho, outra na terra cha, e outra em alem-mondego. Seria o mais logico e pelo menos as deslocacoes nao seriam tao grandes, tudo isso em beneficio das criancas.

Existem estudos internacionais, que afirmam que existe muito melhor aproveitamento, em escolas com classes reduzidas.
Mas o que se esta a fazer e precisamente o contrario, tudo isto so para poupar fundos, e beneficiar sempre e so, os que sempre o foram.

Se e verdade que muitas aldeias teram que perder as suas escolas, tenhamos pelo menos coragem para defender, aquelas que continuam a justificar a sua continuacao. Ainda que tenhamos que ir contra o lobi do betao.

2 comentários:

Tozé Franco disse...

Não haj dúvidas que algums escolas teriam de fechar, por terem poucos alunos e outras por falta de condições mínimas. No entanto o que se verificou foi que muitas outras fecharam, obrigando crianças de 6 anos a ficarem longe de casa todo o dia. Deve ser para proteger a família!
Só falta saber, se como as outras , também têm de levar prato e talheres.

Anónimo disse...

É lamentavel que não se diga que aquando do encerramento da escola de Juncais não se diga que foi assinado em protocolo entra a CM de Fornos de Algôdre o a Direcção Regional de Educação do Centro(fecham-se as escolas) e em troca é Construído a titulo prioritário(?)um polo escolar na Vila.
JS