quarta-feira, fevereiro 28, 2007

O "Queijo Serra da Estrela" novamente!!!


Como estamos no tempo dele, vamos novamente falar do "Queijo da Serra". Como natural destas paragems serranas e residindo longe delas, todas as noticias relacionadas com a "nossa Serra" me conseguem cativar. Foi por isso que li com bastante interesse, a noticia hoje publicada no "Diario XXI", sobre Celorico da Beira e sobre o "Queijo.

Fiquei contente em finalmente o edil de Celorico, tambem ja concordar com um certame unico, para divulgacao do producto: "Queijo Serra da Estrela" e, tambem gostei de saber que naquele concelho nosso vizinho, nao tem tantos problemas para a escoacao do producto, como noutros sitios. Mas notei e isso ate ja nao e nada de novo, que Celorico concorda, sempre e quando seja este municipio o motor desse tal certame e, ele seja realizado ali.

Ora e precisamente ai que esta o busilis do problema, de facto Celorico e um grande concelho productor de "Queijo", mas nao e o unico e nunca teve a maior feira de Queijo! E certo que desde a decada de 80 do seculo passado se auto intitulou: "Capital do Queijo da Serra", (todas as terras querem ser capital de qualquer coisa) e construiu o "Solar do Queijo" que alguma coisa tem feito para divulgar o producto. Mas a divulgacao, nao pode (ou deve) ser unicamente num so municipio e os outros a reboque, tem que ser em cooperacao e em unidade entre todos os nunicipios productores, sejam eles grandes ou pequenos.

Quem ja ha anos esta a pregar contra o deserto nesta area, e o autarca de Fornos, parece que so agora lhe comecam a dar alguns ouvidos, vamos portanto e sem bairrismos bacocos, avancar com projectos conjuntos, pois ate e nessa area que apontam as novas regulamentacoes do QREM, a ultima chance que Portugal tem, para um desenvolvimento sustentavel.

Essas mesmas unioes cooperantes devem ser nao so nesta area, mas em muitas outras tambem, como a educacao, saude, vias de comunicacao, abastecimentos de aguas e energias, etc. etc.

Tambem reparei na noticia referida, que em Celorico ja deixou de realizar-se a Feira-Mercado, que se realizava quinzenalmente. Ora se essa vila e a "Capital do Queijo", porque e que ja nao se realiza o mercado quinzenal? Se calhar e porque o nao e!!!

Em Fornos de Algodres continua a realizar-se, pelo quem estiver interessado em vender ou comprar queijo, aqui se podera deslocar, todas as segundas e quartas "segundas feiras" durante os meses de Novembro a Maio.

Para os menos entendidos nesta area, tenho que informar que embora a feira continue pelo dia adiante, o "Queijo" negoceia-se de madrugada, normalmente as nove horas da manha, ja essa parte da Feira terminou.

11 comentários:

Anónimo disse...

Ainda continuo com aquele seu post na cabeça, (um que falava sobre cooperativas de agricultores e que já existem na vizinha galiza)e vejo que aqui tambem poderia fazer sentido. A união faz sempre a força.
Abraço

Jorge P. Guedes disse...

Já comi muitos diferentes queijos em vários países da Europa. há alguns muito bons, nenhum que se compare a um Bom Queijo da Serra.
Adoro!!!

Um abraço.
JPG - O Sino da Aldeia

Maria disse...

Sempre que vejo as palavras "queijo da Serra" os meus olhos brilham.
Sempre que o provo (nem que seja aqui, no virtual mundo), salivo...
É justo?

Um abraço

DairHilail disse...

passei por cá
vi ver e gostei
volatrei
agora volto para a floresta...

Anónimo disse...

Sabem porque nas fraldas da serra da estrela, existe a ruptura financeira, não sabem pois não, pois eu vos vou dizer, o motivo é do queijo da serra ser tão bom e se comer ás colheres, e os nossos responsáveis autárquicos, se fartarem de os papar e a memória desaparecer das contas dos gastos e de deixarem de saber onde está o dinheirito que faz falta para obras de qualidade, e o divulgação da única coisa que na nossa região poderia fazer a diferença.
Um abraço anónimo

Anónimo disse...

Estive a ler sobre o queijo da Serra e sobre o assossiativismo será a unica maneira de se continuar a produzir e comercializar o genuino queijo da Serra pois isolados os produtores é muito mais dificil negociar e produzir.Eu gosto muito de queijo da serra ou não fosse serrano com muito orgulho,como é pouco por causa da memória .
Um grande abraço Mano
António Cardoso

Ruvasa disse...

Viva, Al!

Há lá coisa que se lhe compare!
O queijo da Serra não tem igual.

Claro que a promoção ér necessária.
Mas, sabe o que lhe digo? A melhor promoção que se pode fazer ao queijo da Serra é aconselhar todos quantos o compram, que tenham uma atenção para com um amigo, e lhe ofereçam um. Será mais um que passará a apreciá-lo e a recomendá-lo, talvez mesmo a oferecê-lo a outro amigo.

Abraço

Ruben

Anónimo disse...

O colesterol ainda permite esta ventura deliciosa de comer e chorar por mais. Óptimo fim-de-semana.

greentea disse...

tenho de ir a Fornos numa 2ª feira ...de madrugada!!
quanto ao colesterol, trava-se noutras coisas para se poder apreciar o QUEIJO e como nas mais das vezes a sua origem é devido ao stress e outras anomalias citadinas , uma viagem à Serra , a Fornos ou até Celorico trará sem dúvida a cura para esses males...

Bom fim de semana

Anónimo disse...

...novamente e sempre!!

Abraço de Queijo da Serra!

Felizmente todos os meses como um pq tenho família da Covilhã ;-)

Klatuu o embuçado disse...

A olhar para a foto... ocorreu-me algo: os fiéis amigos, as grandes raças campesinas e rústicas... Que património!

Abraço!