Vejo com muita magoa, que as zonas antigas e historias das nossas cidades e vilas, se encontram despovoadas e os predios outrora cheios de gente e de vida caiem em ruina! Esta constatavel realidade, e tambem visivel na minha vila de Fornos para nao variar.
A cerca de um ano, andei perdido pelas mais antigas ruas da vila, a procura de vestigios de "cristaos-novos", deparei entao (pois normalmente nao passo por essa area) com bastantes antigas habitacoes, num estado de ruina lastimavel. A fotografia que ilustra esta entrada e bem ilucidativa.
Isto para alem de me trazer uma tristeza imensa, fez-me pensar um pouco. Porque razao se continua a construir novos predios, deixando ao abandono e a cair aos bocados as antigas habitacoes. Havera decerto muitas razoes, mas o que se nota mais, e a voragem de consumo de betao, que vai enriquecendo uns quantos enquanto descarateriza as localidades.
Ora digam-me ca, nao se viveria com muito mais qualidade de vida, em qualquer uma destas casas reconstruidas com as comodidades da vida moderna, do que num apartamento entalado num moderno predio qualquer?
Sei que os "patos bravos", (queria dizer os senhores empreiteiros) estao muito mais interessados em fazer obra nova e nao incentivam as reconstrucoes. As camaras por sua vez tambem nao fazem o que devem, em estimular as reconstrucoes. Portanto enquanto nao mudar-mos de mentalidade, vamos continuar a ver nascer como cogumelos, novos predios de apartamentos, enquanto as zonas antigas definham e caiem aos bocados.
E que triste e, ver-mos estas casas graniticas neste abandono!
14 comentários:
Agradeço a visita ao «Estado-Polícia» e o comentário. Concordo e apoio este seu post. Se houver muitas posições semelhantes a esta, os responsáveis acordarão da sua sonolência e o País melhorará. O País somos todos nós. O País é nosso. Devemos fazer tudo o que esteja ao nosso alcance para que ele se torne numa coisa civilizada entre os melhores do Mundo, e não num pântano entre os piores.
Parabéns pelo seu trabalho.
Um abraço
AS. João Soares
É triste este abandono.
Não tenho dúvida que a qualidade de vida é outra...
Tem é que haver alternativas para as zonas do interior fixarem lá os seus jovens...
Um abraço
Chego voando...parei para te ler...gostei de sentir tuas palavras...agora parto...no meu voo...
Fica bem!
Caro amigo Al
É triste deparar-nos de caras com o abandono principalmente se se trata de algo que há muito não víamos e que nos era familiar.
De repente nem sequer nos vem à ideia de que a história avança à velocidade do tempo.
Um abraço raiano
Peregrinação sentida de quem ama a sua terra e faz disso motivo de defesa dos valores locais. Resta como sempre apreciar o seu trabalho e desejar boa semana.
pois na minha aldeia não deixam construir, só recuperar as antigas casas de granito...
Normoses ...
boa semana
cumprimentos
é pena ver estas situações de casa ao abandono, casas de construção em pedra, os nossos politicos deviam pôr aqui os olhos e ajudar dentro do possivel
saudações de terras de tavares
Acontece pelo País todo...ainda no outro dia contei casas abandonadas no Centro do Porto e perdi a conta-nunca mais acabavam...as escolas fecham no interior das cidades e o pessoal vai morar para os arredores...com casas tão boas no centro a cairem!
Assim vai acontecendo nas nossas aldeias e vilas também!
Segue-se a desrtificação...
É bom alertarmos para esta situação!
Abraços
MRelvas
Muitos Parabéns pela divulgação do Concelho onde passo férias e um dia, quem sabe ainda aspiro a tabalhar aí!
Cumprimentos Beirões, tendo a Fraga da Pena na minha mente e todo aquele ambiente único que a rodeia.
Magno
Acabei de ver que estás nos 'Estates'! :))))
Venho deixar um abraço e um beijinho.
I.
Encha os olhos! Porque vai acabar por desaparecer tudo!
O interior está ao abandono e vai ficar mais! É por isso que se fecham escolas e maternidades!
O interior está ao abandono, sim está mas por culpa de dos autarcas que nada fazem, para a requalificação urbana, apenas se preocupam em pedir subsidios para os gastarem em festejos e porcos assados.
Um abraço
Mais uma vez, uma exelente ideia. Pena é que raramente passem disso.
Abraço Fornense.
Aqui pelos Algarves visitei esta semana Monchique e Vila do Bispo e também constatei que há imensas casa em ruínas.
Um Abraço e bom fim-de-semana.
Enviar um comentário