domingo, agosto 15, 2010

15 de Agosto, "Dia de Santa Maria"

Igreja de fundacao Romanica, da "Senhora das Boas Novas"!

Neste dia 15 de Agosto, e provavelme aquele, em que se celebram em mais lugares do nosso pais em nao so, mais festas em honra de Santa Maria, a mae de Jesus. Embora venerada com varios titulos, e no dia na festa da Assuncao, que Maria tem uma maior devocao.
No municipio D'Algodres, pelo menos e celebrada desde tempos imemoriais, em duas das suas freguesias: Na antiga vila de Algodres e na minha aldeia natal Vila Cha d'Algodres. Na primeira fazem-lhe a festa com os titulos de Santa Maria Maior e Nossa Senhora do Campo, na segunda com o titulo de Nossa Senhora das Boas Novas.
Tenho muita pena de nao puder estar presente, mas aqui tao longe nao me esqueco da minha terra especialmente neste dia, com memorias da ultima "festa" que la passei, infelizmente por motivo muito triste!
Ultimamente Maria e muito mais venerada, com o titulo de Nossa Senhora de Fatima, por razoes obvias, mas nas nossas aldeias da Beira mais alta, continuam a venera-la com as mais dispares designacoes.
Mas provavelmente concordaram comigo, que Senhora das Boas Novas, ou como se escrevia outrora "das Bouas Nouas" e um titulo bem sugestivo.
Que todos os meus amigos, possam sempre receber e ter :"Boas Novas", em todas as areas, sao os meus mais sinceros votos!

1 comentário:

Tozé Franco disse...

Olá Al.
Mais umam vez a divulgação daquilo que é nosso e que faz parte da nossa identidade como povo e que, infelizmente, se vai perdendo a ritmo acelerado.
Um abraço