terça-feira, agosto 10, 2010

Senhora da Graca "a Santa Padroeira de Fornos"


Um dos varios azulejos, em que os fornenses nas suas casas, veneram a Senhora da Graca.


Todos, ou quase todos os anos, me refiro a festa de Nossa Senhora da Graca, que se vai realizar este ano nos dias 21, 22 e 23, deste quente mes de Agosto.
Um amigo e muito querido fornense, a quem agradeco, fez-me chegar por via electronica (que maravilha sao estas novas tecnologias) o programa das festas deste ano, que vao ser organizadas pela Associacao Humanitaria dos Bombeiros Voluntarios de Fornos de Algodres.
O programa das festas pode ser visto aqui: www.cm-fornosdealgodres.pt/nt_158.php
 A proposito destas festas, queria convidar todos os meus amigos que se encontrem de ferias, a deslocar-se a "Terra de Algodres" (concelho de (Fornos) D'Algodres) e conheceram uma realidade diferente, que passa por monumentos do neolitico,(6000 anos) epocas romana, medieval, moderna e contemporanea. Tudo isto com paisagens e recantos de extraordinaria beleza, uma natureza muito diversificada, praias fluviais no rio Mondego e ribeira de Linhares. Ali pertinho da serra da Estrela, a meio caminho de Viseu e Guarda, junto a A-25 e Caminho de Ferro da Beira Alta.
Venham ate nos que nao se iram arrepender!

2 comentários:

Magno disse...

Amigo Al, espero que muitos portugueses possam seguir o seu conselho.
O concelho nesta minha última visita tem - se apresentado melhor em alguns aspectos turisticos,no entanto pequenos reparos em algumas situações que observei menos boas:
A praia fluvial de juncais, melhorou muito em relação a anos anteriores existe investimento em piscinas dentro do próprio rio, estacionamento, em condições com as devidas marcações, aluguer de embarcações de recreio, local para merendar, com lava loiças e tudo!
Apenas deixo aqui na minha humilde opinião alguns pequenos reparos a melhorar, falta de nadador salvador, indicação da profundidade do rio fora das piscinas, criação de relvado cuidado e resistente às solicitações humanas.
Por outro ládo do ládo oposto do rio o mesmo apresenta a mesma estrutura fisica sem se ter alterado a estrutura do mesmo (zona oposta às piscinas)o que a meu seria uma mais valia.
Tenho consciencia que muito já se fez pela praia de Juncais aliás creio que pode ser um dos maiores ex libris da nossa zona ao nível fluvial ao nível de Vila Viçosa também no distrito da Guarda (praia de bandeira Azul).
Para aceder a esta praia paga - se 1 euro à junta de freguesia que gere a mesma e os resultados enconram - se à vista... todos os anos aumenta o numero de turistas.
Juncais para melhorar em termos de qualidade pode aplicar estas medidas e ter uma entidade a gerir a praia no tempo de verão, porque não a junta de freguesia cobrar 1 euro para se aceder á mesma e melhorar a praia em muitos mais aspectos, nem que seja pagando um nadador salvador para a mesma??
Abraço,
Magno

Al Cardoso disse...

Caro Magno:

Bem haja pelo comentario, so queria fazer alguns reparos; a area oposta a praia e propriedade de particulares, pelo que nem a junta de Juncais nem a camara de (Fornos) D'Algodres, la podem fazer nada, sem serem proprietarios dos terrenos.
Tanto quanto sei, os terrenos pertencem aos proprietarios do predio onde se encontra o restaurante "Flor do Rio", que neste momento esta a ser usado por aluguer do espaco.
Ja em tempos, estou a referir-me a cerca de 25 anos os proprietarios do restaurante tinham naquela margem barcos para arrendar e a area mais limpa, mas foram tempos passados.
Quanto a actual praia encontra-se em terrenos de propriedade da Camara Municipal, que tem ai investido bastante e esta muito mais aprazivel, provavelmente deveria ter nadador salvador e ate sera essa a razao, porque nao tem "bandeira azul", mas como sabe a situacao financeira da camara provavelmente nao comportara mais funcionarios.
Ao mesmo tempo e pelo facto da praia ser intitulada "da Ponte de Juncais" nao quer dizer que fique nessa freguesia, fica isso sim na freguesia de S. Miguel de Fornos de Algodres!

Um abraco de amizade dalgodrense.